8.6.12

Trabalhando com cheques





O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber o cheque como dinheiro.
  • Aprender como se usa o cheque.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Formas de dinheiro utilizados na sociedade;
  •  Uso do cheque como pagamento.

http://expressopb.com/wp-content/uploads/2011/09/cheque_falso-300x240.jpg

        Que outras formas temos para pagar quando não temos dinheiro?
Algumas crianças podem ter essa experiência ao presenciarem seus pais ou adultos mais próximos realizando algum tipo de pagamento com cheque. Caso não consigam responder as perguntas o professor deve apresentar alguma imagem ou mesmo uma situação retratando essa forma de usar o cheque como dinheiro. Leia a reportagem sugerida e converse para saber o que as crianças compreenderam. Indague: quais os motivos que levaram o supermercado não aceitar o cheque? O que  é um cheque? A partir daí,  proponha que escrevam situações em que as pessoas usam o cheque como pagamento.

    O que é um cheque?
como surgiu o cheque?
                    Quem fabrica o cheque?                    
                          Como é feito?
Depois que as crianças são indagadas para pensar sobre a história do cheque, leia o texto sobre a história do cheque e combine uma pesquisa para responder as perguntas. Peça que tragam informações relacionadas as perguntas formuladas na roda, gravuras ou cópias de cheques. Retome no dia seguinte as questões a partir do material trazidos pelas crianças.
O que é o cheque?
O cheque é uma ordem de pagamento à vista e um título de crédito. A operação com cheque envolve três agentes: o emitente (emissor ou sacador), que é aquele que emite o cheque; o beneficiário, que é a pessoa a favor de quem o cheque é emitido; e o sacado, que é o banco onde está depositado o dinheiro do emitente. O cheque é uma ordem de pagamento à vista, porque deve ser pago no momento de sua apresentação ao banco sacado.

Recursos Complementares
Leia sobre a história do cheque consultando os links: 
http://portaleconomia.com.br/moedas/historiacheque.shtml  



Filme Wall-E

http://2.bp.blogspot.com/--pNkJykxxxI/T8Ip8EUgezI/AAAAAAAAGuY/IPlWaVtSFZ8/s1600/1d.jpg
 
 

Série Consciente Coletivo

           
A série Consciente Coletivo faz reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje. Tudo de um jeito simples e divertido. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, estilo de vida, entre outros, que permeiam o universo da consciência ambiental.


As animações são bem feitas, bem dirigidas, e didaticamente muito claras. Isso torna o material adequado para grupos de diferentes faixas etárias, desde crianças bem pequenas, e mesmo os adultos. Para os educadores, surge como um essencial e oportuno guia para ser fartamente trabalhado em sala de aula, em grupos de estudo, em apresentações dos Círculos de Pais e Mestres.


Como tudo que é bom, apesar da excelência em conteúdo didático, é pouco conhecido do público até o presente momento. Grande ferramenta para auxiliar nas suas práticas educativas. 


Trabalhando o tema : Diabetes

Tem algum aluno em sua sala de aula com Diabetes? Como tratar esse assunto?

Convivendo com o Diabetes
Vídeo didático em animação 3D, que esclarece todos os pontos sobre esse importante e atual tema, o Diabetes.

Para pais e educadores, constitui um apropriado e bem elaborado projeto educativo. Considerando que o Diabetes está em vias de se tornar uma das mais importantes pautas na já extensa cadeia de problemas sociais, cabe ao educador saber como agir, até como forma de orientar adequadamente seus educandos desde cedo. É oportuno que aluno e educador conheçam de perto a coisa, até como um eficaz modo de prevenção, ou mesmo condução para aqueles que já convivem com a patologia.

Um excelente material didático, perfeito para exibição nos círculos de pais e mestres, ou mesmo para ser usado como lastro para debates em qualquer ocasião. Pode ser usado como material básico para trabalhos em equipe, ou para reciclagem ou atualização de grupos multidisciplinares. 

Contos sem Textos


Os Contos infantis Ilustrados e sem Texto, constituem uma excelente atividade recreativa e de grande valor didático, para uso em sala de aula, eventos informais, ou ambiente doméstico.

A ideia é que as crianças vejam o conto e depois possam interpretá-lo de forma livre. Poderão mesmo criar suas próprias histórias baseadas nas ilustrações. 
  
No Silêncio da Noite
À noite, quando todos dormem, lá fora, pelo becos escuros e ruas desertas, coisas misteriosas acontecem...
 O Menino Buliçoso
Um menino exercitando sua curiosidade dentro de casa... 


 Meninos Venham Cá...
Duas crianças correndo dentro de casa. Use à vontade a sua imaginação...

 O Enigma
Um conto diferente para despertar a criatividade e imaginação infantil, ou mesmo adulta.

A Menina e o Cachorro
Para a criança ver o conto e interpretar livremente.


 O Menino e o Presente
Um menino ia andando, tranquilo, olhando para cima, então... 

 O Cachorrinho  
Aquele Cachorrinho ia andando tranquilo pela rua quando...