Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do Proinfo Integrado, o Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) visa a oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
• compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
• planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
• utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
Unidade 1 - Atividade1.2
Unidade 2 - Atividade 2.2
Experiência de navegar livremente.
• compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
• planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
• utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
O CURSO FOI DESENVOLVIDO EM 04 UNIDADES, PERFAZENDO UMA CARGA HORÁRIA:
· 36 horas presenciais.
· 64 à distância.
Objetivos da Unidade1:
TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
· Apresentar e discutir a proposta do curso.
· Contextualizar a temática da Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
· Propiciar reflexões sobre a identidade do professor e sobre a necessidade de aprendizagem contínua.
· Instigar a observação sobre a própria escola em relação ao uso das tecnologias disponíveis.
· Apresentar e discutir as possibilidades de uso das tecnologias no trabalho por projetos.
· Recontextualizar o uso dos recursos computacionais, inclusive do ponto de vista pedagógico (editores de textos e de apresentações, gerenciamento de arquivos, Internet).
Objetivos da Unidade 2:
INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
· Apresentar a Internet como espaço de colaboração e de publicação (passível de ser espaço tanto para pesquisa como para publicização do que se faz na escola).
· Apresentar espaços de pesquisa e de colaboração na Internet (Wikipédia e Diciopédia entre eles).
· Apresentar os hipertextos como modalidade típica de registro na Internet e convidar os cursistas a navegar por alguns.
· Apresentar o conceito de hipertexto como a forma de representação não linear do conhecimento, uma forma de representação popularizada pela tecnologia computacional.
· Apresentar algumas reflexões sobre a relação entre esta forma de representação e o pensamento humano.
· Provocar o exercício de criação de alguns hipertextos simples, utilizando o editor de textos do BrOffice, o BrOffice Writer.
Objetivos da Unidade 3:
PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS
· Apresentar algumas possibilidades de exploração de mídias digitais.
· Apresentar algumas novas possibilidades pedagógicas que trazem as mídias digitais.
· Apresentar os repositórios de mídia da Internet.
· Apresentar o CRV como ambiente em que se podem encontrar orientações pedagógicas diversas.
· Estimular o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas, equipamentos e linguagens).
Objetivos da Unidade 4:
CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
· Contextualizar o tema de que trata a Unidade 4: Currículo, projetos e tecnologias, a partir das contribuições das tecnologias — em especial da tecnologia digital — ao desenvolvimento de projetos.
· Propiciar a identificação das concepções de currículo e sua ressignificação diante das possibilidades de integração da escola com diferentes espaços de produção de conhecimento.
· Identificar as características do currículo construído por meio do desenvolvimento de projetos de trabalho, com o uso de tecnologias.
DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL
1:Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola. 12 Horas 16 Horas
2:Internet, Hipertexto e Hipermídia. 8 Horas 16 Horas
3:Prática Pedagógica e Mídias Digitais. 8 Horas 16 Horas
4:Currículo, Projetos e Tecnologia. 10 Horas 14 Horas
Unidade 1 - Atividade1.2
Quem sou como professor e aprendiz?
Objetivo:
Neste fórum, você deve refletir e fazer um "exame de consciência" sobre a sua prática docente, respondendo à pergunta: Quem sou eu como professor e aprendiz?
Reflita acerca das seguintes questões:
- O que é ser professor hoje?
- Quem sou eu (professor) nesse contexto?
Ser professora é meu exercício diário; é lutar pela transformação, é formar e transformar, através das letras e dos números. Ser professora é conhecer os limites do outro, e mesmo assim, acreditar que ele é capaz. É reconhecer que todos os dias são feitos para aprender.
Como professora e aprendiz, considero-me uma pessoa atualizada e interessada, e com vontade de aprender sempre mais, e aprender, exige envolver-se, pesquisar, ir atrás, produzir novas sínteses, novas descobertas, dedicar-se, é literalmente se entregar.
Dentro das minhas ações pedagógicas oportunizo os meus alunos sempre que possível, à pesquisa, usando técnicas variadas como vídeos, data show e o computador. Vejo neles um prazer e uma vontade em aprender, e geralmente, eles levantam questionamentos, opinam, defendem suas idéias e até propõem idéias para novos trabalhos. Gosto muito dessa dinâmica, pois favorece a interação entre aluno e professor de uma forma mais concreta e intensa. Eu me preocupo com a formação dos meus alunos; pois eles terão pela frente um mundo competitivo, que se sobressairá quem melhor estiver preparado, e é, pensando nisso que sempre discuto com eles a importância de se dedicar ao estudo e a importância das tecnologias para que eles possam enfrentar essa competição.
Não são só eles que aprendem comigo, é uma troca, eu aprendo muito com eles, tanto na parte pedagógica como na parte pessoal e social. Sou uma profissional que gosta e aceita a opinião das minhas amigas de profissão, busco sempre interagir com elas, pois assim podemos trocar informações, experiências enriquecendo nossas aulas. Também ouço e valorizo muito a opinião da minha supervisora e diretora; pois a realização de ações conjuntas fortalece e enriquece a mudança, auxilia na sensibilização da comunidade e da família.
Unidade 2 - Atividade 2.2
Experiência de navegar livremente.
Objetivo:
- Este fórum será o espaço oportuno para discutirmos sobre o momento didático adequado para o uso de atividades de navegação livre. Afinal, esse tipo de atividade também pode apresentar riscos, por favorecer a dispersão e possibilitar a exploração de sites com conteúdos pouco confiáveis ou mesmo inadequados.
Navegar pelos sites seguindo as orientações contidas na atividade que foi proposta percorrendo os links que surgiram a cada clique dado de acordo com o que eu desejava, foi interessante. Apesar de já ter feito isso muitas vezes, foi a primeira vez que fui me conectando a outros pontos de informações sobre um tema que elegi,com a visão de que me auxiliaria no uso de hipertexto através da internet em algumas situações reais na escola, com alunos. A leitura dos links possibilita ainda mais o conhecimento do assunto que está sendo pesquisado. O trabalho com hipertexto é muito enriquecedor para o aprendizado e também é muito instigante, nos leva a querer saber mais e mais. E para que isso aconteça é necessário que o internauta leia, e essa leitura é que vai levando a uma descoberta, que gera outra descoberta.
Muitas vezes, utilizamos as ferramentas computacionais de forma mecanizada e/ou intuitiva e não paramos para pensar sobre os vários conceitos implícitos nessas ações.
A linguagem da internet sem a utilização de hipertextos, não seria tão dinâmica e interativa. Não é difícil se perder com tanta informação disponível e tantos links que simplificam e agilizam a pesquisa. Ainda bem que já existem ferramentas que permitem salvar as páginas e organizá-las para acesso posterior online ou offline.
Navegando por hipertextos, as atenções voltam-se para o que é mais importante, como um filtro. Aquelas informações que não nos atendem, podem ser facilmente descartadas. Trata-se, então de uma nova linguagem, uma forma de comunicação multidirecional, marcada pela intertextualidade.
Unidade 2 - Atividade 2.3 -
Conceituando Hipertexto
Objetivo:
Elabore, com suas próprias palavras, uma conceituação sobre hipertexto, utilizando o que leu até agora. A proposta é criar um texto curto com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e, também, adicionar algum comentário ou intervenção sua.
Podemos dizer que o hipertexto é a codificação de informações, que as deixa ocultas, porém, à disposição do leitor que se interessar pelo assunto. É um conjunto de informações mais ou menos independentes do texto, apresentado com expressões ou palavras que contêm informações que visam ampliar o conhecimento do tema pesquisado. Essas informações podem estar registradas no hipertexto em forma de símbolo, palavra, número ou desenho que ao ser clicado revela uma informação, dados pertinente à pesquisa realizada.
O hipertexto não é particularmente novo. As suas origens remontam aos anos cinquenta. Vannevar Bush propôs uma máquina Memex, na qual poderia armazenar uma biblioteca de informação científica que poderia ser procurada, depois, de forma hipertextual. Um conceito pode sugerir um outro e por aí adiante, com consequências que podem ser seguidas a bel prazer. O conceito de hipertexto tem claramente a ver com a ideia de associação que V. Bush explora.
A noção de hipertexto tem uma proveniência informática, designando ideias interligadas, associações sobre um fundo eletrônico. Em certo sentido todos os sistemas de computação são hipertextuais. Um hipertexto é uma rede complexa de elementos textuais: é composto por unidades (lexias) que podem identificar-se com páginas, parágrafos, seções ou volumes.
Algumas das vantagens do uso do hipertexto, quando cuidadosamente planejado:
• Sistemas de hipertexto enquanto ferramentas de ensino e aprendizagem parecem facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explicita;
• Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse;
• Para os professores hipertextos se constituem como recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente ou em ocasião anterior e mesmo para recompor colaborações preciosas entre diferentes turmas de alunos.
Unidade 2 - Atividade 2.11
Analisando a Wikipédia e o Wikcionário
Objetivo:
Após ter navegado pela Wikipédia e pelo Wikcionário e ter conhecido um pouco mais estes espaços colaborativos, reflita sobre os questionamentos:
- Qual a sua opinião a respeito da confiabilidade destes dois espaços colaborativos? Você já teve alguma experiência quanto ao uso da Wikipédia ou Wikicionário? Foi positiva ou negativa?
- Você permitiria ou não o uso da Wikipédia e do Wikcionário como fonte de consultas para seus alunos?
- Como poderíamos ou deveríamos usar a Wikipédia e Wikicionário com os nossos alunos?
As salas de aulas não são as mesmas de algum tempo atrás, tampouco os alunos e professores. A sala de aula não tem como antigamente, o ambiente de interação entre quem ensina e quem aprende. Estudar, desenvolver habilidades e competências, fixar conteúdos e difundir conhecimentos são atividades que ampliam seus limites e tornam-se ainda mais complexos. Diante deste cenário complexo e dinâmico, um caso particular que afeta uma etapa fundamental do processo educativo é a pesquisa escolar tendo como fonte de referência, a Wikipedia e Wikcionário, espaços colaborativos.
As wikis, são inegavelmente, um dos fenômemos mais espantosos e poderosos da web. Uma das características definitivas da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas, geralmente não existe qualquer revisão antes de as modificações serem aceitas, e a maioria dos wikis são abertos a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki. Nem o registro de usuários é obrigatório em todos os wikis. A princípio, mostra-se absolutamente encantadora e sedutora. Literalmente envolvente. Mas ainda há muito o que se pensar, principalmente no que tange a direitos autorais, patentes, qualidade de conteúdo, conteúdo adequado, acesso restrito ou liberado e assuntos afins.
Em minha opinião, o site não é uma fonte segura por não haver checagem das informações, que podem ser escritas por qualquer pessoa. Na Wikipédia, a verdade é a visão consensual de um assunto. A questão da confiabilidade é um dos desafios deste novo modo de produção de conhecimentos, as decisões vão sendo tomadas durante o processo e não por antecedência, há alguns erros, imprecisões e informações incompletas.
Como professora eu aceitaria um trabalho como fonte de pesquisa a Wikipedia, apesar deste sistema, não há uma instância entre os fatos e o público que garanta a validade da informação, e cabe, ao aluno que está pesquisando decidir por seus próprios meios, o que merece sua credibilidade e confiança. De qualquer forma, a internet, seus fenômenos e seus agentes continuam criando soluções para produzir e distribuir conteúdos, incessantemente.
Particularmente, nunca usei a Wikipédia para desenvolver nenhum trabalho acadêmico e nunca havia acessado o Wikcionário, para mim, foi uma novidade.
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