29.10.11

Texto interpretação


OS CARAMUJOS SÃO OS ANIMAIS MAIS LENTOS DO MUNDO. ALGUNS CARAMUJOS CONSEGUEM SE MOVER SOMENTE VINTE CENTÍMETROS EM UM MINUTO. ELES MEDEM ATÉ CINCO CENTÍMETROS, VIVEM EM TODOS OS CONTINENTES DO MUNDO, MENOS NOS GELADOS. COMEM PLANTAS QUE VIRAM MUSGO E ALGAS.


 1) QUAL É A COMIDA DOS CARAMUJOS?
________________________________________

2) QUANTO PODE MEDIR UM CARAMUJO?
__________________________________________

LÚCIA JÁ VOU INDO

LÚCIA JÁ-VOU-INDO NÃO SABIA ANDAR DEPRESSA. DE MANEIRA NENHUMA. ANDAVA DEVAGAR, FALAVA DEVAGAR, CHORAVA E RIA DEVAGARINHO E PENSAVA MAIS DEVAGAR AINDA. MUITO NATURAL, POIS ELA ERA UMA LESMA.
UM DIA, LÚCIA RECEBEU UM CONVITE PARA UMA FESTA. LEVOU O DIA INTEIRINHO PARA LER O BILHETE QUE DIZIA ASSIM:

CHISPA-FOGUINHO, A LIBÉLULA, CONVIDA VOCÊ PARA UMA FESTA DANÇANTE, EMBAIXO DO PÉ DE MARACUJÁ, ÀS OITO HORAS DA NOITE DO DIA 30 DE JANEIRO. COMES E BEBES, MUITA MÚSICA, MUITA ALEGRIA, TUDO DO BOM, DO MELHOR E DE GRAÇA.

MAL ACABOU DE LER, LÚCIA JÁ SE FOI PREPARANDO PARA A FESTA. QUERIA SE PÔR A CAMINHO IMEDIATAMENTE, EMBORA FALTASSE AINDA UMA SEMANA.

 •  POR QUE A LESMA COMEÇOU A SE ARRUMAR ASSIM QUE ACABOU DE LER O CONVITE?
____________________________________________
• O QUE OS CONVIDADOS IAM FAZER NA FESTA?
___________________________________________




SAPOS, RÃS E PERERECAS
ANTES DE SE TORNAREM ADULTOS, OS SAPOS SÃO GIRINOS NO INÍCIO DA VIDA. A TRANSFORMAÇÃO PELA QUAL ELES PASSAM TAMBÉM OCORRE COM OUTROS ANFÍBIOS E INSETOS, E TEM NOME: METAMORFOSE! SAPOS, RÃS E PERERECAS, POR EXEMPLO, PASSAM POR UMA TRANSFORMAÇÃO EXTRAORDINÁRIA: SEU CORPO, SEU COMPORTAMENTO E ATÉ A FORMA COMO ESSES ANIMAIS SE RELACIONAM COM O MEIO EM QUE VIVEM PASSAM POR UMA REESTRUTURAÇÃO. NÃO QUE ELES VIREM PRÍNCIPES AO SEREM BEIJADOS POR UMA PRINCESA. MAS A MUDANÇA É TÃO RADICAL QUANTO À DAS FÁBULAS. AFINAL, OS GIRINOS SÃO LARVAS DE SAPOS, RÃS OU PERERECAS E NÃO SE PARECEM EM NADA COM OS BICHOS QUE IRÃO SE TORNAR QUANDO ADULTOS!
 SUAS CARACTERÍSTICAS COMPROVAM ISSO: EM GERAL, OS GIRINOS SÃO AQUÁTICOS. ESTÃO EM RIACHOS, LAGOS, POÇAS OU NA ÁGUA ACUMULADA EM BROMÉLIAS, UM TIPO DE PLANTA. TÊM, ACREDITE, ALGO EM COMUM COM OS PEIXES. SIM, COM PEIXES!!! ADAPTADOS A VIVER NA ÁGUA, OS GIRINOS POSSUEM, NO CORPO, ESTRUTURAS SEMELHANTES ÀS DESSES ANIMAIS, COMO BRÂNQUIAS, QUE RETIRAM O OXIGÊNIO DA ÁGUA. POR MEIO DELAS, ELES RESPIRAM!
 UMA DAS GRANDES DIFERENÇAS ENTRE GIRINOS, SAPOS, RÃS E PERERECAS ESTÁ NA BOCA. EMBORA O FORMATO DELA VARIE COM A ALIMENTAÇÃO E A ESPÉCIE, MUITOS GIRINOS TÊM UM BICO FEITO DA MESMA SUBSTÂNCIA QUE FORMA AS UNHAS E OS DENTES. BASTA QUE A FASE DE GIRINO CHEGUE AO FIM, PARA QUE A LARVA SE PAREÇA CADA VEZ MAIS COM O SAPO, COM A RÃ OU COM A PERERECA QUE SERÁ NO FUTURO!

SAPOS, RÃS E PERERECAS. CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS, RIO DE JANEIRO, OUT. 2003.
1. ANTES DE SE TORNAREM ADULTOS, SAPOS, RÃS E PERERECAS SÃO:

(A) (   ) ANIMAIS QUE VIVEM MUITO.
(B) (   ) BICHOS QUE NÃO SE TRANSFORMAM.
(C) (   ) FILHOTES DE PEIXES DE RIO.
(D) (   ) LARVAS CHAMADAS GIRINOS.

2. EM “... E ATÉ A FORMA COMO ESSES ANIMAIS SE RELACIONAM”, A EXPRESSÃO ESSES ANIMAIS ESTÁ SUBSTITUINDO:
(A) (   ) RÃS E PERERECAS.
(B) (   ) RÃS E SAPOS.
(C) (   ) SAPOS E PERERECAS.
(D) (   ) SAPOS, RÃS E PERERECAS.

3. EM “SAPOS, RÃS E PERERECAS PASSAM POR UMA TRANSFORMAÇÃO EXTRAORDINÁRIA”, A PALAVRA GRIFADA SIGNIFICA:
(A) (   ) FANTÁSTICA.
(B) (   ) MUITO LEVE.
(C) (   ) NORMAL.
(D) (   ) PEQUENA.

4. O TEXTO TRATA:
(A) (   ) DA MANEIRA COMO MUITOS FILHOTINHOS VIVEM NAS BROMÉLIAS.
(B)(   )  DA MUDANÇA PROFUNDA QUE ACONTECE NA VIDA DE ALGUNS ANIMAIS.
(C)(   )  DO MODO COMO VIVEM PRINCIPALMENTE OS ANIMAIS AQUÁTICOS.
(D) (   ) DOS ALIMENTOS PREFERIDOS DOS SAPOS.

5. OS GIRINOS PODEM VIVER NA ÁGUA PORQUE TÊM:
(A) (   ) BICO.
(B) (   ) BRÂNQUIAS.
(C) (   ) PULMÕES.
(D) (   ) UNHAS.

6. O TEXTO QUE VOCÊ LEU:
(A) (   ) ENSINA COMO ALGUNS BICHOS SE TRANSFORMAM.
(B) (   ) EXPLICA COMO SÃO OS SAPOS DOS CONTOS DE FADAS.
(C) (   ) INFORMA COMO SOBREVIVEM SAPOS, RÃS E PERERECAS.
(D) (   ) MOSTRA COMO OS SAPOS CONSEGUEM VIRAR PRÍNCIPE




O MACACO E O CROCODILO
FÁBULA AFRICANA

O MACACO VIVIA NUMA MANGUEIRA PERTO DA MARGEM DO RIO. CERTO DIA, UM CROCODILO
SE APROXIMOU.
“HUMM”, O CROCODILO PENSOU, “ESTOU COM VONTADE DE COMER CORAÇÃO DE MACACO NO
JANTAR.” ENTÃO, ELE DISSE PARA O MACACO: 
— DESÇA DA ÁRVORE PARA BRINCAR COMIGO.
— EU NÃO POSSO BRINCAR COM ESTRANHOS — RESPONDEU O MACACO.
— MAS EU QUERO LHE MOSTRAR UMA MANGUEIRA DO OUTRO LADO DO RIO, QUE DÁ MANGAS
MUITO MELHORES DO QUE A SUA ÁRVORE.
— É MESMO? — EXCLAMOU O MACACO. — MAS EU NÃO SEI NADAR.
— NÃO TEM PROBLEMA — SORRIU O CROCODILO. — PULE NAS MINHAS COSTAS QUE EU O
AJUDO A ATRAVESSAR O RIO.
O MACACO PULOU NAS COSTAS DO CROCODILO. LOGO ESTAVAM NO MEIO DO RIO.
DE REPENTE, O CROCODILO COMEÇOU A MERGULHAR, COM O MACACO AINDA EM SUAS
COSTAS. 
— SOCORRO! PARE! ESTOU ME AFOGANDO! — GRITOU O MACACO.
— SEGURE-SE — O CROCODILO SORRIU. — EU VOU AFOGÁ-LO, POIS QUERO COMER CORAÇÃO
DE MACACO NO JANTAR, E VOCÊ FOI BURRO O SUFICIENTE PARA CONFIAR EM MIM.
—AH — LAMENTOU-SE O MACACO. — EU GOSTARIA QUE TIVESSE ME CONTADO A VERDADE.
AÍ EU TERIA TRAZIDO MEU CORAÇÃO COMIGO.
— QUER DIZER QUE VOCÊ DEIXOU SEU CORAÇÃO NA MANGUEIRA? — PERGUNTOU,
DESCRENTE, O CROCODILO.
— MAS É CLARO — RESPONDEU O MACACO. — NESTA SELVA PERIGOSA OS MACACOS NÃO
CORREM POR AÍ COM SEUS CORAÇÕES. NÓS OS DEIXAMOS EM CASA. MAS VOU LHE DIZER O QUE
PODEMOS FAZER. VOCÊ ME LEVA PARA A MANGUEIRA COM FRUTAS MADURAS, DO OUTRO LADO DO RIO,
E DEPOIS PODEMOS VOLTAR PARA PEGAR MEU CORAÇÃO.
—NADA DISSO — DESDENHOU O CROCODILO. — VAMOS VOLTAR E PEGÁ-LO AGORA MESMO!
SEGURE-SE AÍ!
— TUDO BEM — CONCORDOU O MACACO.
ENTÃO O CROCODILO DEU MEIA VOLTA E RUMOU PARA A MANGUEIRA DO MACACO. ASSIM QUE
ELES CHEGARAM À MARGEM, O MACACO SUBIU NA ÁRVORE E JOGOU UMA MANGA NA CABEÇA DO
CROCODILO.
— MEU CORAÇÃO ESTÁ AQUI EM CIMA, CROCODILO ESTÚPIDO! — DISSE ELE. — SE QUISER
COMÊ-LO, VAI TER DE SUBIR AQUI E PEGAR!

01.  O MACACO PULOU NAS COSTAS DO CROCODILO PORQUE
(A)(   )  ACHAVA O RIO MUITO LARGO.
(B) (   ) CONFIAVA NO AMIGO.
(C) (   ) GOSTAVA DE BRINCAR.
(D) (   ) NÃO SABIA NADAR.

02.  O CROCODILO APROXIMOU-SE DO MACACO PARA
(A)(   )  AJUDAR O VIZINHO.
(B) (   ) BRINCAR COM ELE. 
(C) (   ) SATISFAZER UM DESEJO.
(D) (   ) TORNAR-SE SEU AMIGO.

03. NO TRECHO “- AH – LAMENTOU-SE O MACACO.”, PERCEBE-SE QUE ELE ESTAVA 
(A) (   ) FINGINDO.
(B) (   ) ASSUSTADO.
(C) (   ) RAIVOSO.
(D) (   ) SORRIDENTE.

04.  O CROCODILO RESOLVEU VOLTAR PORQUE QUERIA
(A) (   ) AFOGAR O MACACO NO RIO
(B) (   ) DAR AJUDA AO MACACO.
(C) (   ) ENSINAR O MACACO A NADAR.
( D) (   ) PEGAR O CORAÇÃO DO MACACO. (

05. ESTA FÁBULA SUGERE QUE O  
(A) (   ) CROCODILO É MAIS ESPERTO QUE O MACACO.
 (B) (   ) CROCODILO E O MACACO SÃO MUITO AMIGOS.
(C) (   ) MACACO É MAIS ESPERTO QUE O CROCODILO
( D) (   ) MACACO E O CROCODILO SÃO ENGRAÇADOS.

06.  A HISTÓRIA TRATA ESPECIALMENTE DA
(A) (   ) ESPERTEZA.
 (B) (   ) MALDADE
(C) (   ) GULA.
(D) (   ) IGNORÂNCIA. 


 ou interpretação com gramática


1º) COMPLETE.
A- TÍTULO DO TEXTO.
B- NÚMERO DE PARÁGRAFOS. ________
C- TIPO DE TEXTO.(    ) CONTO DE FADAS
                                   (    ) RECEITA
                                   (    ) CONVITE
                                   (    ) FÁBULA
D- EM QUE LUGAR ACONTECE A HISTÓRIA?

 E- QUEM SÃO AS PERSONAGENS?
 
2º) PROCURE NO TEXTO E ESCREVA UMA FRASE:

 A- INTERROGATIVA:
 
B- EXCLAMATIVA:
 
NAS QUESTÕES DE 3 ATÉ A 8 MARQUE A OPÇÃO CORRETA:
  3º) O MACACO PULOU NAS COSTAS DO CROCODILO PORQUE:
(    ) ACHAVA O RIO MUITO LARGO.
(    ) CONFIAVA NO AMIGO.
(    ) GOSTAVA DE BRINCAR.       
(    ) NÃO SABIA NADAR     
 
4º) O CROCODILO APROXIMOU-SE DO MACACO PARA:
(    ) AJUDAR O VIZINHO.                                 
(    ) BRINCAR COM 
(    ) SATISFAZER UM DESEJO.                                      
(    ) TORNAR-SE SEU AMIGO.

 5º)NO TRECHO “- AH – LAMENTOU-SE O MACACO.”, PERCEBE-SE QUE ELE ESTAVA:

 (   ) FINGINDO. 
 (    ) ASSUSTADO.                       
 (    ) RAIVOSO. 
 (    ) SORRIDENTE.
  
6º)  O CROCODILO RESOLVEU VOLTAR PORQUE QUERIA:
 (    ) AFOGAR O MACACO NO RIO.
(    ) DAR AJUDA AO MACACO.
(    ) ENSINAR O MACACO A NADAR.   
(    ) PEGAR O CORAÇÃO DO MACACO.
 
7º) ESTA FÁBULA SUGERE QUE O:
 (    ) CROCODILO É MAIS ESPERTO QUE O MACACO.
(    ) CROCODILO E O MACACO SÃO MUITO AMIGOS.
(    ) MACACO É MAIS ESPERTO QUE O CROCODILO                      
(    ) MACACO E O CROCODILO SÃO ENGRAÇADOS.

  8º) A HISTÓRIA TRATA ESPECIALMENTE DA:
(    ) ESPERTEZA. 
(    ) MALDADE      
(    ) GULA.  
(    ) IGNORÂNCIA
  
GRAMÁTICA
  
1º) RETIRE DO TEXTO E ESCREVA :
 DOIS SUBSTANTIVOS COMUNS QUE ESTÃO NO PRIMEIRO PARÁGRAFO.
 ____________________                      ____________________
  
2º) LEIA O PARÁGRAFO ABAIXO E PINTE NELE DOIS ADJETIVOS.
 "— MAS É CLARO — RESPONDEU O MACACO. — NESTA SELVA PERIGOSA OS MACACOS NÃO CORREM POR AÍ COM SEUS CORAÇÕES. NÓS OS DEIXAMOS EM CASA. MAS VOU LHE DIZER O QUE PODEMOS FAZER. VOCÊ ME LEVA PARA A MANGUEIRA COM FRUTAS MADURAS, DO OUTRO LADO DO RIO, E DEPOIS PODEMOS VOLTAR PARA PEGAR MEU CORAÇÃO."
 

3º) ESCREVA OS ANTÔNIMOS DE:
 APROXIMOU - _________________________
AJUDO - _____________________________
CONFIAR - ____________________________
EM CIMA _____________________________

  04) INVENTE DOIS NOMES PRÓPRIOS, UM PARA O MACACO E OUTRO PARA O CROCODILO:
 MACACO - ______________________
CROCODILO - ____________________

 05) ESCREVA O AUMENTATIVO E O DIMINUTIVO DE:



DIMINUTIVO

AUMENTATIVO
AMIGO


MACACO



  6º) SEPARE AS SÍLABAS DAS PALAVRAS E CLASSIFIQUE-AS QUANTO AO NÚMERO.
 APROXIMOU - ____________________________
AJUDO - _________________________________
SORRIDENTE - ____________________________
VOU - ___________________________________
NADAR - ________________________________
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário