10.12.11

Como construir um projeto de trabalho

Olá :) ...
Com o fim do ano letivo estamos agora usufruindo do nosso merecido descanso, para quem mesmo nas férias gosta de estar lendo, buscando..., enfim não consegue nem querendo "se desligar" deixo uma matéria  sobre a criação e desenvolvimento de projetos de trabalho. Nele a Revista Guia Prático Para Professores de Ed. Infantil com a colaboração da Consultora educacional Célia Godoy traçam um roteiro para construirmos projetos de trabalho sem medo de errar.
Pergunta ao professor:

Você desenvolve projeto de trabalho com seus alunos? Possivelmente a resposta é positiva, mais aí surge uma outra pergunta: esses projetos estão alinhados a uma pedagogia de projetos? e é então que a questão fica um pouco mais nebulosa.

    "Uma coisa é o professor montar projetos de trabalho a partir de temas que ele ou a escola acham interessantes (Copa do mundo, por exemplo), sem a participação das crianças. A outra é construir um projeto de trabalho a partir de uma necessidade da turma previamente diagnosticada, de forma a lançar desafios para toda a comunidade escolar e edificar valores." Célia Godoy. Segundo ela , apenas essa segunda estratégia está de acordo com a pedagogia de projetos, que pressupõe uma mudança de postura do professor e uma rotina de escuta bastante séria, pois é ouvindo as crianças e suas famílias que os problemas são identificados, dando origem aos projetos de trabalhos. "É importante saber que os projetos nascem dentro das pessoas e não fora delas. Há escolas que traçam objetivos para os alunos alcançarem, quando na verdade isso deve ser compartilhado. Ao professor cabe o papel de mediador do processo de aprendizagem", afirma.

Primeiro passo: O Diagnóstico

Na pedagogia de projetos, nenhum projeto de trabalho pode ser definido sem antes ouvir os alunos e seus familiares. Sondar, investigar, conversar são algumas das ações obrigatórias desse processo, para, assim, poder levantar as necessidades do grupo. "O primeiro passo de qualquer projeto de trabalho precisa ser o diagnóstico situacional, que irá apontar os conflitos, os problemas ou as demandas educacionais das crianças, e isso pode ser feito logo nos primeiros dias de aula, pelo professor", explica Célia Godoy. Em seguida ela dá algumas orientações para você fazer um bom diagnóstico da turma:

1- Ao elaborar e ampliar o diagnóstico, é necessário tabular as respostas e a partir daí utilizá-las para escolher o tema a ser trabalhado

. É importante avaliar a vontade da criança à necessidade detectada pelo educador
. Por meio da tabulação dês dados podemos:
· Identificar medos, ansiedades, conflitos, dúvidas e inquietações dos educando e dos pais;
· Entender as relações existentes entre alunos e a escola;
· Valorizar o ser humano com o qual se trabalha;
· Praticar o exercício democrático;
· Envolver pais e crianças na concepção da pedagogia de projetos;
· Fortalecer a autoestima do aluno.

2- Aproveite a primeira reunião do ano com os pais e, na ocasião, peça que preencham um rápido questionário.
. Comunique-os sobre o propósito dessas perguntas e avise que você está coletando temas para a construção de um projeto de trabalho
. Quais valores a família procura desenvolver com os filhos em casa?
De que forma a criança colabora com as tarefas cotidianas na da casa (molha a planta, tira os pratos da mesa etc)?
Que tipo de lazer a família costuma programar com os filhos?

3- Com as crianças procure saber:
O que ela mais gosta na ?
O que ela gostaria de mudar?
O que ela mais gosta de fazer?
E de assistir na TV?

4- Aproveite o primeiro mês de aula para investigar as crianças e seus pais (e as relações entre eles) de forma a traçar um perfil da turma que está com você no novo ano letivo. Na escola, apure a sua escuta para os comentários dos alunos e fique sempre ligado ao que acontece fora dos muros da escola que pode afetar as crianças.


Segundo Passo: O Roteiro


Feito o diagnóstico e encontrado o tema do projeto a ser desenvolvido com sua turma, que título dar a ele? E como estabelecer as justificativas e objetivos? Que metodologia seguir? O roteiro a seguir? O roteiro a seguir, proposto pela consultora Célia Godoy, ajuda o professor a montar seu projeto de trabalho, a partir de perguntas chaves.

1- Título
Para encontrá-lo, parta da seguinte pergunta-chave: O que se pretende ? A resposta a esta pergunta constituí o título do projeto, que precisa ser positivo e fácil para as crianças. Não pode ser nem muito extenso, nem conter uma só palavra. No título precisa estar claro.

2- Justificativa

A pergunta chave e´: Por quê? Sabemos que o projeto nasce para resolver dificuldades e?ou problemas da turma e ao respondermos a esta questão resolvemos a justificativa, as razões e a relevância da realização do projeto. A resposta precisa destacar a importância do projeto para a comunidade, citando as dificuldades detectadas no diagnóstico situacional realizado anteriormente com as crianças e?ou pais.

3- Objetivos
Para defini-los a pergunta e´: Para quê? As respostas são os objetivos do projeto que irão direcionar todo o trabalho, por isso a necessidade de escrever com cuidado e clareza.

4- Metodologia

A pergunta e´: Como? Para responder Célia Godoy aconselha usar como0 referencia 10 fases de aprendizagem colaborativa, de Maria Aparecida Behrens, educadora brasileira.
1ª fase: Apresentação e discussão do projeto
2ª fase: Problematização do tema:
3ª fase: Contextualização
4ª fase: Aulas teóricas exploratórias
5ª fase: Pesquisa individual
6ª fase: Produção individual
7ª fase: Discussão coletiva e critica
8ª fase: Produção coletiva
9ª fase: Pratica social ou produção final
10ªfase: Avaliação coletiva do projeto
5- Recursos Humanos
A pergunta-chave que o professor pode se fazer e´: Com quem? A resposta levara´`as pessoas envolvidas na execução do projeto, numero e função dos participantes.

6- Materiais
Com o quê? Ao responder esta pergunta, o professor define quais recursos materiais serão utilizados.

7- Cronograma

Quando?Respondendo a essa pergunta o professor consegue montar seu cronograma,com cada etapa do projeto.

8- Avaliação

Deve acompanhar todo o processo de execução do projeto e deve estar vinculada `a resolução dos problemas (explicitados na justificativa) e ao alcance dos objetivos.


Dica importante!
A criança deve sempre ser informada sobre o que irá estudar. Não se pode traçar objetivos para uma turma e não apresentá-los à ela. A professora precisa mostrar o resultado do diagnóstico: "olha, turma, parece que muitos de vocês tem vontade de estudar este assunto, então o nosso projeto serásobre ele e vamos fazer tais e tais atividades."
Fonte:Revista Guia Prático Para Professores de Ed. Infantil - Ano 7 - N° 83. Editora Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário