19.12.11

RECEITAS

 Trabalhando com receitas

A leitura e a escrita são requisitos de suma importância para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, porém, não basta saber ler e escrever se não consegue compreender o que se lê. É preciso desenvolver mais que a decodificação de símbolos, a fim de inserir na sociedade letrada na qual nos inserimos, portanto, o conhecimento a ser desenvolvido na escola deve vir aliado às práticas sociais vivenciadas pelos educandos/educadores.Neste sentido, desde muito pequenos aprendemos a entender o mundo que nos rodeia.

O gênero receita culinária possui forte apelo cultural, pois é composto de  receitas que passam de geração em geração, carregando uma carga incontestável de sentidos socioculturais. Por meio deste gênero é possível compreender alguns sentidos que abarcam as relações humanas no processo sócio-histórico, bem como aproximar educandos, educadores e família. A justificativa mais importante que sustenta o trabalho com receitas nos anos iniciais do ensino fundamental é o fato de que se trata de um gênero que já é trabalhado na escola por apresentar uma estrutura menos complexa que os outros e que compartilha de certas propriedades de outros gêneros do discurso como: instrução de jogo, instrução de montagem, bula de remédio, regulamento, leis, etc. A idéia é começar por um gênero simples para que, nos outros anos escolares, se possa trabalhar com gêneros complexos.














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