Projeto que apliquei na minha turma do 3º ano em 2011. Foi maravilhoso trabalhar esse projeto, todas as crianças participaram ativamente das atividades, valeu muito!
* Todas imagens utilizadas foram autorizadas pelos pais dos alunos.
"Toda criança tem direito ao amor e à compreensão, deve crescer sob a proteção dos pais, com afeto e segurança para desenvolver a sua personalidade";
DURAÇÂO:
Aproximadamente 4 semanas.
JUSTIFICATIVA:
A escola é um local por excelência, de aprendizagem, de formação para a cidadania e, portanto, espaço ideal para a discussão e reflexão dos direitos inerentes à criança.
Devemos respeitar as crianças como pessoas de verdade, pois são capazes de compreender o mundo e expor sua opinião sobre ele. Claro que o compreendem à sua maneira, toda original. E isso reforça ainda mais o nosso gosto por vê-los, ouvi-los, observá-los. É muito importante também ver, ouvir e observar o que eles produzem. A maneira como as crianças enxergam o que está à sua volta se manifesta por meio da arte, da fala, da escrita. Mesmo que elas não queiram falar, basta que façam um desenho, uma pintura ou outra forma de manifestação artística: ali poderão ser vistos seus sonhos, suas angústias, suas opiniões.
Este trabalho escolar pretende tratar a criança com respeito, estimulando-a a construir sua própria autonomia. Definitivamente, cidadania não é um elemento exclusivo dos adultos. Fiquemos, pois, com o que diz o artigo 7º da Declaração Universal dos Direitos da Criança: "A criança tem direito à educação para desenvolver as suas aptidões e o seu sentimento de responsabilidade moral e social".
A proposta de trabalho pressupõe ainda o respeito ao pensamento infantil, a estimulação da construção da sua autonomia e os princípios do erro construtivo, tendo em vista que ao “pensar bem” e “pensar por si própria”, a criança constrói o seu eu em diálogo com os outros.
Entendemos que, desde a educação infantil, as crianças devem participar de atividades que propiciem o pensamento reflexivo e o diálogo investigativo, daí este projeto contempla a criança em todo o período da infância.
Cabe ao educador estabelecer junto à criança a relação direitos X responsabilidades a fim de que ela compreenda sua posição de sujeito de limites e possibilidades: “a criança tem direito à educação para desenvolver as suas aptidões, suas opiniões e o seu sentimento de responsabilidade moral e social”.
OBJETIVO GERAL
• Oportunizar o desenvolvimento da consciência crítica da criança em relação à sua condição de cidadã, sujeito de direitos e deveres, proporcionando atividades lúdicas de aprendizagem; e ao mesmo tempo conscientizar as crianças de que o respeito aos direitos e deveres é fundamental para a convivência humana.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conhecer e discutir o ser criança e valorizar a sua identidade infantil;
• Conhecer a Declaração Universal dos Direitos da Criança;
• Refletir sobre os deveres da criança dentro da sociedade entendendo, sobretudo, o significado da palavra RESPONSABILIDADE;
• Confrontar vivências infantis em diferentes contextos;
• Expressar pensamentos e sentimentos relacionados à infância por meio de desenhos, pinturas, poesias, textos narrativos, músicas e outros decorrentes;
• Proporcionar às crianças momentos lúdicos evidenciando o valor da brincadeira.
PÚBLICO ALVO:
Alunos da segunda série A, matutino, da Escola Professora Maria Celestina Machado.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
• Na abertura do projeto, começar questionando: O que é? Quem conhece? Quem ouviu falar sobre a Declaração Universal dos Direitos da criança. Explorar bastante gravuras, explicando que se trata o tema;
• Em uma roda de conversa, questionar as crianças: do que vocês acham que todas as crianças precisam para viver bem? Se vocês fossem escrever os seus direitos, quais seriam? A professora deverá registrar as opiniões das crianças, organizando como um texto com o título Os direitos das crianças. Quando todas as crianças tiverem dado a sua contribuição a professora realizará com eles uma leitura coletiva em voz alta;
• Em uma roda de conversa, questionar as crianças se elas conhecem a palavra DECLARAÇÃO. Em que contexto a escutaram? Quem sabe o que é? Quem não souber, deve ser orientado a pesquisar da maneira que tiver acesso. Ex: buscar no dicionário, perguntar a outros adultos da instituição, entrevistar alguém, ou na sala de informática da escola através do computador.
• Pesquisa em revistas e jornais: notícias, manchetes, fotografias e artigos que tenham relação com a criança. Socialização do material coletado e organização dos mesmos em dois blocos: um contendo imagens e textos que mostram crianças exercendo seus direitos; outro com imagens e textos que retratam a violação dos direitos da criança. Confecção de cartazes;
• Em uma roda de conversa, questionar as crianças: e se o mundo fosse governado pelas crianças, como seria?
• Em uma roda de conversa, trabalhar a importância do nome de cada um. Perguntar quem o escolheu, o motivo da escolha, o significado, quem tem apelido, quem o colocou etc. Caso a criança não saiba, passar como pesquisa (pedir às famílias que contem às crianças a história dos seus nomes). Ao abordar a questão dos apelidos, é importante ressaltar a importância do respeito, evitando chamar o colega por apelido, se o mesmo não gostar.
• Atividade Mãozinhas Mágicas: na rodinha, inicie uma conversa que estimule as crianças a dizerem o que pensam e o que sentem quando estão felizes. Em seguida, os alunos deverão carimbar uma das mãos em uma folha de ofício. Escolha a técnica mais adequada ou a que você considere mais interessante. Quando terminarem, um aluno por vez deverá escrever uma boa e uma má ação que aquela mãozinha já praticou.
• Leitura do texto Uma menina do seu tamanho, de Ana Maria Machado. Questionamentos: vocês já se sentiram como a menina deste texto?Quando vocês se sentem pequenos? Quando vocês se sentem grandes?Que tal se a nossa turma criasse uma lista das coisas que vocês podem e não podem fazer devido ao seu tamanho? As crianças irão falando e a professora registrará em dois cartazes.
• Realização da leitura e interpretação do texto Sem casa, de Roseana Murray, estabelecendo a relação ao direito à moradia e proteção e à realidade observada nas ruas da nossa cidade. Confecção da dobradura da casa;
• Na rodinha, propor às crianças que respondam as seguintes questões: O que é ser criança? É bom ser criança? Por quê? A professora deverá registrar as respostas das crianças em um cartaz e deixar o mesmo exposto na sala. Em seguida, propor que se expressem sobre estas questões da maneira como preferirem: através de textos, colagens, desenhos etc. Os trabalhos deverão ser socializados com o grupo e organizados em um painel;
• Em uma roda de conversa, retomar com as crianças a lista que elas fizeram com as “brincadeiras de meninos e de meninas”. Leitura e interpretação do texto Faca sem ponta, galinha sem pé, de Ruth Rocha e realização da dinâmica júri simulado (orientações nos anexos) para que as crianças reflitam e discutam a existência ou não de brincadeiras exclusivas de meninos ou meninas;
MATERIAIS UTILIZADOS
- Computador;
- Máquina fotográfica,
- Filmadora;
- Livros, revistas, jornais;
- Folhas de sulfite;
- Lápis de cor;
- Tinta guache;
- Papelsulfite
AVALIAÇÂO
Observação da participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas; acompanhamento e análise do desenvolvimento dos alunos mediante observação da postura atitudinal.
Para dar início ao projeto, as crianças foram levadas à sala de informática e assistiram um vídeo sobre os direitos da criança. Fizemos um debate sobre o que é certo e errado no vídeo. Houve a participação de todos.
Para dar início ao projeto, as crianças foram levadas à sala de informática e assistiram um vídeo sobre os direitos da criança. Fizemos um debate sobre o que é certo e errado no vídeo. Houve a participação de todos.
Direitos da Criança - Patati e Patata
As crianças assistiram um vídeo sobre a violência infantil e cada um deu sua opinião sobre o assunto, contaram histórias das quais presenciaram ou ouviram falar.
Fotos das etapas do projeto:TRABALHOS REALIZADOS PELOS ALUNOS DURANTE O PROJETO:
NÃO É SÓ DE DIREITOS QUE VIVEM AS CRIANÇAS, ELAS TAMBÉM TÊM SEUS DEVERES
As crianças têm DEVERES a cumprir,como, respeitar os pais, obedecer aos professores, respeitar os DIREITOS dos outros, contribuindo para que os DIREITOS das CRIANÇAS sejam respeitados. É tão importante elas conhecerem os seus DIREITOS, como conhecer os DEVERES. Assim, poderá contribuir para um mundo melhor e mais justo, respeitando as outras crianças seja qual for a RAÇA ou LÍNGUA.
DEVERES NA SUA ESCOLA :
http://www.plenarinho.gov.br/cidadania/direitos-e-deveres/folder.2006-07-10.5293010849/na-sua-escola
DEVERES NA SUA CASA:
DEVERES NO SEU PAÍS:
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