São contos de fadas, de mistério, de terror, engraçados... Veja alguns e os pontos abordados:
O MÉDICO-FANTASMA
Vários aspectos podem ser trabalhados com este conto:
* as emoções que o conto desperta no leitor;
* a adequação do título à história;
* as características dadas ao lugar, bem como às personagens;
* importância dessas características para o desenvolvimento do conto;
* significado de expressões como, por exemplo, "o silêncio era profundo";
* as características do conto como: tipo de narrativa, descrição de personagens, conflito (clímax) e desfecho.
A BELA E A FERA
Este é um conto de fadas muito conhecido pelas crianças seja através da leitura ou do filme. Aqui os alunos pudem relacionar as características físicas e psicológicas do personagem (Fera) ao título do conto (A Bela Fera). Identificar, também, alguns conflitos presentes no conto, bem como caracterizam os personagens como provocadores ou solucionadores de conflitos. Podem também relacionar a história a provérbios populares como "Quem ama o feio, bonito lhe parece" e "As aparências enganam". Tema relacionado "Bulling". Como atividade de Produção de Texto, os alunos podem ser convidados a criarem um novo problema para complicar outra vez a história e uma solução capaz de surpreender o leitor.
RECADO DE FANTASMA
Neste conto, os alunos identificam o narrador-personagem, oportunidade para aprenderem escrever texto em 1ª pessoa, e a relação de um parágrafo ao parágrafo anterior. Na atividade de Produção de Texto, eles continuam a história relacionando os fatos seguintes com os que já aconteceram no texto.
MEDO
Antes de ler o conto, os alunos são convidados a fazer previsões sobre a história a partir do título. Com isto, percebem a importância de o título "fisgar" o leitor. As características do lugar e das personagens também podem ser trabalhadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário