18.1.12

Cuidado com os dentes.


Cuidados com o corpo ...

 Visando a conscientização e a valorização da saúde bucal, começando já na educação infantil onde se mostra uma maior capacidade de absorção de informações, são propostas às crianças, neste trabalho, ações educativas e preventivas para que possam incorporar em seus hábitos de vida, os cuidados relativos à boca e aos dentes.

HIGIENE BUCAL

Higiene Bucal
Você sabe o que é Higiene Bucal?

A higiene bucal é a melhor forma de prevenir cáries, gengivite, mau hálito e outros problemas na boca. A higiene bucal ajuda a deixar os dentes saudáveis. Dentes saudáveis têm menos cáries, são limpos e ajudam a falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Confira os três principais orientações para a Saúde Bucal:


Higiêne Bucal
Vamos fazer um mural!
Para esse Especial de Higiene Bucal, a dica é montar um mural com a turma e interagir no laboratório de informática!
Com a colaboração da turma, monte o mural divertido e colorido com imagens e frases sobre higiene bucal. Não esqueça de incluir as 3 principais orientações:
- Escove o dente 3 vezes ao dia
- Use fio dental
- Visite o dentista regularmente

No laboratório de informática, a idéia é jogar e aprender com os quizes. Divida a turma em 2 grupos. Um deles responderá ao Quiz 1 e o outro o Quiz 2. Quem fizer mais pontos ganha!
No final da aula vale a pena que todos assistam ao multimídia do Menino Bactéria!
 
Alguns vídeos sobre o assunto, que podem ser trabalhados em sala de aula, nas aulas de informática:

Um episódio inteiro do  Chaves em Desenho- Os dentes de leite- Parte 1, 2 e 3

Atividades de higiene e cuidado com os dentes, é so clicar no link  abaixo e fazer o download das atividades.
Estes livros são ótimos em ajudar o professor a iniciar um trabalho de cuidado com os dentes com as crianças, princialmente na educação infantil ou na fase inicial do ensino fundamental, porque é onde acontece a troca dos dentes.


MEU DENTE CAIU...
Este  livro de Vivina de Assis Viana,  relata a perda dos dentes de leite, algumas superstições e os cuidados que devemos ter com nossa dentição.

Download do livro Meu dente caiu, é só clicar no link abaixo :)

ZEZECA
Este é um livro de Magna Diniz Matos que mostra o quanto devemos ter cuidados com nossos dentes para se evitar que a Zezeca, uma cárie, faça sua casinha na nossa boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário