Algumas Dinâmicas para a primeira semana de aula.
Através de brincadeiras podemos conhecer melhor cada aluno.
Alguns jogos para promover a
integração da nova turma
Verdade ou mentira?
Essa dinâmica mostra que nem sempre a gente conhece bem quem está do lado, nosso conhecimento é muito limitado e restringe-se ao ambiente em que estamos.
Essa dinâmica é muito útil saber do que os alunos gostam e o que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.
Entregar um pedaço de papel a cada aluno onde terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como 'tenho olhos verdes' e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele,
como 'já fui ao Japão', por exemplo.
Pedir a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso posterior quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos. Escolher um papel aleatoriamente e ler a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.
Anotar na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolho outro papel. Continuar lendo as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase,sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.
No final todos já estão ansiosos leia a frase e diga: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faça algumas perguntas sobre a frase à aluna. Fazenr isso até terminar e depois perguntar aos alunos o que acharam da brincadeira.
Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles.
Essa dinâmica é muito útil saber do que os alunos gostam e o que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.
Entregar um pedaço de papel a cada aluno onde terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como 'tenho olhos verdes' e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele,
como 'já fui ao Japão', por exemplo.
Pedir a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso posterior quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos. Escolher um papel aleatoriamente e ler a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.
Anotar na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolho outro papel. Continuar lendo as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase,sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.
No final todos já estão ansiosos leia a frase e diga: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faça algumas perguntas sobre a frase à aluna. Fazenr isso até terminar e depois perguntar aos alunos o que acharam da brincadeira.
Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles.
Dinâmica das balas
Essa dinâmica destina-se a coletar informações sobre seus alunos
logo que as aulas se iniciam e também pode ser usada para “quebrar o gelo”em grupos que ainda não tiveram contato, pois reconhecendo gostos e hábitos semelhantes aos seus os alunos ou participantes irão sentir-se mais confortáveis.
logo que as aulas se iniciam e também pode ser usada para “quebrar o gelo”em grupos que ainda não tiveram contato, pois reconhecendo gostos e hábitos semelhantes aos seus os alunos ou participantes irão sentir-se mais confortáveis.
Como preparar
Abra um documento do word e insira uma tabela com o número de colunas igual a 1 e o número de linhas correspondente ao número de participantes da brincadeira.
Em cada linha da tabela coloque uma pergunta, você poderá usar as sugeridas no final dessa postagem ou qualquer outra informação que queira obter de seus alunos no primeiro dia.
Imprima e corte em tiras, depois dobre até ficar um quadradinho bem pequeno.Compre balas de vários sabores e coloque-as num saquinho ou caixa onde eles não poderão ver o conteúdo. Cole com fita crepe uma pergunta em cada bala.
Como jogar
Com os alunos em círculo, apresente o saquinho ou caixa ao primeiro aluno à sua esquerda. Ele deverá pegar uma bala e ler a pergunta em voz alta para toda a classe e depois respondê-la.
Você pode adicionar umas balas com dizeres diferentes, caso queira também sortear algumas lembrancinhas nesse primeiro dia. Veja abaixo algumas sugestões de perguntas.
Sugestões de perguntas para incluir na brincadeira
Pessoais
Descreva sua família. / Você tem animal de estimação? Fale sobre ele. / Quais são seus programas de TV favoritos? / De que tipo de música você gosta? Fale sobre o assunto. / Quem é seu melhor amigo e por que você o considera assim? / Qual seu gênero favorito de filmes?
Hábitos
O que você faz no final de semana? / Qual o seu hobby? / Você coleciona alguma coisa? / Com que frequência usa a internet? / O que faz em seu horário livre durante a semana? / Pratica algum esporte? Fale sobre isso.
Escola
Qual a matéria que gosta mais? / Em que matéria tem mais dificuldade? / Qual a menor nota que já tirou? Por que você acha que isto aconteceu? / Você já colou na prova? Conte como foi. / Você faz sua lição de casa em dia. Se não, por quê? / O que vai estudar quando terminar o segundo grau? / Que tipo de profissão vai escolher?
Outras sugestões
Você pode usar sua criatividade, e se for professor de idiomas essas perguntas podem estar no idioma ensinado. Também poderá usar essa brincadeira para uma revisão oral antes de uma prova de história, geografia,ciências, etc. Fica a cargo da sua imaginação adaptar essa atividade, e depois pode dividir conosco o resultado.
Dinâmica com barbante
Ela é ótima para o primeiro dia de aula, promove interação dos alunos,nos dá informações preciosas sobre os alunos (que usaremos na preparação de aulas, inserindo a matéria em sua realidade) e pode ser uma ferramenta interessante para promover certos comportamentos.
Material
1 novelo grande de barbante
Execução
Coloque na lousa algumas sugestões de perguntas pessoais, tais como:
- idade
- o que faz além da escola
- o que quer fazer no futuro
- passatempo predileto
- esporte favorito
E tudo o mais que você deseja saber ou ache importante na primeira aula.Entregue o novelo de barbante a um aluno, diga que terá que segurar a ponta do barbante e jogar o novelo para o aluno para quem vai fazer perguntas.
O aluno segura na ponta do novelo (que mantém o tempo todo em sua mão) e joga para o segundo aluno, faz as perguntas sugeridas e então o aluno que respondeu segura na parte do barbante e joga o novelo para o próximo aluno, que deverá fazer o mesmo.
Ao final, haverá uma enorme “teia”, os alunos riem muito, se divertem e por vezes têm que ajudar para que o novelo chegue ao aluno que responderá as perguntas.
Sugestões e objetivos
Em aulas de idiomas as perguntas podem ser no idioma ensinado e servirão como uma revisão.Após o jogo, já com a teia montada, pergunte aos alunos:
- Seria fácil fazer essa teia sem a ajuda dos outros?
- Foi necessária a ajuda de todos para que se formasse?
- A colaboração é necessária para se construir alguma coisa?
- Saber mais sobre os outros também promove uma “ligação” entre as pessoas?
- Até que ponto nos preocupamos com o outro que está na outra ponta do barbante?
- O que podemos dizer para essa pessoa?
- Que ligações eu tenho com essa pessoa além do barbante?
- O que temos em comum?
Também pode-se perguntar (para alunos mais maduros) o que acharam da brincadeira e o que ela lhes sugere.
Dinâmica 1: Quem falou?
- Distribuir a cartolina e a caneta colorida;
- Auxiliar para furar e colocar o barbante no crachá.
DINÂMICAS
Dinâmica 1: Quem falou?
- Alunos reunidos em círculos;
- O professor sorteia um aluno que deve, por alguns instantes, retirar-se da sala;
- Três alunos apresentam frases verdadeiras e positivas a respeito do colega ausente;
- Anotar frases na lousa;
- O aluno é convidado a voltar, ler o que se encontra na lousa e tentar identificar os depoentes;
- Acertando ou não, estes não devem ser revelados;
- Outro aluno é escolhido para sair da sala e assim por diante;
-Encerramento: debate colhendo a impressão e construção das características mencionadas, assim como sua influencia no grupo.
- O professor sorteia um aluno que deve, por alguns instantes, retirar-se da sala;
- Três alunos apresentam frases verdadeiras e positivas a respeito do colega ausente;
- Anotar frases na lousa;
- O aluno é convidado a voltar, ler o que se encontra na lousa e tentar identificar os depoentes;
- Acertando ou não, estes não devem ser revelados;
- Outro aluno é escolhido para sair da sala e assim por diante;
-Encerramento: debate colhendo a impressão e construção das características mencionadas, assim como sua influencia no grupo.
É importante prever:
- Espaço para circulação livre dos alunos;
- Ajudante para conduzir e ficar com o aluno fora da sala de aula por alguns instantes;
- Bloco para escrever as frases e não usar a fala;
- Anotar o nome do aluno "cobaia", as frases, os depoentes e as respostas.
- Ajudante para conduzir e ficar com o aluno fora da sala de aula por alguns instantes;
- Bloco para escrever as frases e não usar a fala;
- Anotar o nome do aluno "cobaia", as frases, os depoentes e as respostas.
Dinâmica 2: Leilão
- Cada aluno isoladamente deve, em uma folha de papel, relacionar 3 atributos pessoais e/ou valores morais existentes e 3 desejados;
- Reunir grupos de 3 alunos para discutir suas opiniões;
- Cada grupo relaciona os fatores consensualmente mais utilizados;
- O professor desenvolve um debate comparando as posições apresentadas pelos grupos;
- Verifica se existem propostas e/ou sugestões sobre outros atributos ou valores.
- Reunir grupos de 3 alunos para discutir suas opiniões;
- Cada grupo relaciona os fatores consensualmente mais utilizados;
- O professor desenvolve um debate comparando as posições apresentadas pelos grupos;
- Verifica se existem propostas e/ou sugestões sobre outros atributos ou valores.
É importante prever:
- Trazer pronta uma listagem de atributos pessoais e valores morais com definição;
- Digitar e imprimir os fatores em folha de cor amarela ou verde.
- Digitar e imprimir os fatores em folha de cor amarela ou verde.
Dinâmica 3: Crachás
- Cada aluno confecciona seu crachá escrevendo os seguintes itens: nome, gosto de ser chamado de..., fico contente sempre que..., uma situação que me deixa muito aborrecido é..., uma palavra que resume como gosto de ser tratado é...;
- Os alunos devem circular por uns 10 min. pela sala com os crachás, para que os alunos possam ler as informações;
- Organizar um círculo de debates onde cada aluno possa falar um pouco sobre si e sobre o outro, expresse sua impressão sobre a atividade e revele suas descobertas;
- Os alunos devem circular por uns 10 min. pela sala com os crachás, para que os alunos possam ler as informações;
- Organizar um círculo de debates onde cada aluno possa falar um pouco sobre si e sobre o outro, expresse sua impressão sobre a atividade e revele suas descobertas;
É importante prever:
- Escrever na lousa os itens a serem respondidos; - Distribuir a cartolina e a caneta colorida;
- Auxiliar para furar e colocar o barbante no crachá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário