O ditado é uma prática
antiga, tanto que mudam metodologias de ensino e ele está sempre resistente ao
tempo e às mudanças.
Mas qual é o papel do
ditado no processo ensino-aprendizagem? O ditado tem, pelo
menos, duas funções básicas: ajudar o educando na
construção do sistema fonético e gráfico da língua e também para a avaliação,
por parte do professor, sobre como os alunos estão se desenvolvendo nestes
aspectos, avaliando as possíveis dificuldades.
Existem vários tipos de ditado que podem ajudar o
professor em momentos diferentes de sua prática, veja só...
O ditado mudo ou autoditado,
em que o professor somente mostras figuras aos alunos para que eles escrevam os
nomes e o ditado falado são formas de verificar os
conhecimentos sobre o sistema alfabético e ortografia basicamente, auxiliando
muito a respeito do que já dominam e o que ainda precisa ser reforçado.
Existe também o ditado em que os alunos ditem palavras uns
aos outros para posteriormente discutirem sobre os erros e acertos,
método que é mais utilizado para ajudar os alunos a refletirem sobre as
palavras, principalmente quando é realizado na forma de competição.
Outra
possibilidade de ditado é aquela em que o professor inicia o ditado com uma
palavra, por exemplo, “bola”, e pede que
os alunos troquem a letra inicial, formando outra palavra também com sentido,
como por exemplo “cola”. Esse tipo de ditado tem é importante quando o
professor quer trabalhar as semelhanças e diferenças entre as palavras.
Como você
pode perceber o professor deve usar o ditado de forma criativa, com finalidades
definidas, sendo importante que os alunos saibam dessas finalidades, até mesmo
para ficar mais fácil manter o foco na tarefa.
DITADO
CRIATIVO
Ditado
Criativo
Por falar
em criatividade...
Existem
várias técnicas para deixar os ditados mais atraentes e atingir os resultados
esperados de forma mais reflexiva e a seguir deixaremos algumas sugestões para
você:
Quando usar
o tipo de ditado em que os alunos ditam palavras ou frases entre si, tudo fica
mais interativo se a turma for separada em equipes e cada equipe dita palavras
para a outra, que deverá discutir sobre a forma correta de escrever e ao final
ganha a equipe que tiver menos erros.
É
interessante também organizar cartelas com figuras e para cada figura
relacionar três formas diferentes de escrevê-las – duas erradas e uma correta.
Essas cartelas e palavras serão distribuídas entre os grupos e vence aquele que
achar mais rapidamente as formas corretas de escrever.
Uma
atividade diferente com ditado é ditar uma lista de palavras com a mesma
temática, como por exemplo, tipos de brincadeiras e ao final, ditar uma frase
que contenha pelo menos uma das palavras que forem ditadas. Essa técnica deve
ajudar a verificar se os alunos comentem erros nas duas formas - palavra e
frase - ou não.
Usar o
autoditado através de cruzadinhas é uma forma bastante útil de fazer com que os
alunos pensem sobre a palavra antes de escrevê-la, independente do som.
Com os
alunos ainda em alfabetização, você tem o recurso de fazer uma espécie de
autoditado, mostrando a figura e pedindo que completem com a sílaba que falta,
depois de ouvir a palavra ditada pelo professor, relacionado com a figura.
Brincar com
trava língua, pedindo que depois de repetir também escreva as palavras é
importante para que treinar a atenção em sons parecidos, evitando trocas.
Importante
corrigir!
Para
qualquer tipo de ditado, a correção é fundamental, mas deve ser feita de forma
que leve o aluno à consciência do erro. Simplesmente escrever as palavras
ditadas na lousa para que os alunos apaguem e reescrevam não leva a essa
consciência e a tendência é que ocorram sempre os mesmos erros.
Curiosidades
De acordo
com dicionários médicos especializados, a maior palavra que se tem registro na
língua portuguesa é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, com 46
letras.
fonte:blog.smartkids.com.br
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