31.5.12

Livro Didático - 2012

  Aspectos Operacionais para a Escolha do Livro Didático

 Educar vai além de transmitir conhecimentos. É um ato de amor de profissionais que dedicam suas vidas a ampliar horizontes e revelar novos mundos.
  O livro didático é um instrumento pedagógico muito utilizado no ambiente escolar. Contudo, cabe ao professor selecionar dentre a variedade deles o que mais se adapta à sua metodologia, tendo em vista que será utilizado como subsídio docente.
  O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.  Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

Guia do livro didático 

Uma estratégia interessante para começar uma discussão com os professores é analisar as obras atualmente em uso, verificando em que e por que vocês, professores, estão – ou não – satisfeitos com elas:
• A seleção de conteúdos é adequada?
• A sequência em que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola?
• O conjunto de conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o seu aluno e está de acordo com o currículo?
• A linguagem é clara e precisa?
• O texto das explicações é acessível para os alunos?
• As atividades se preocupam em ajudar o aluno a entender o texto das lições?
• O Manual do Professor contribuiu o suficiente para um melhor uso do material?

Após essa primeira reflexão, é possível ter-se uma visão mais clara do que o conjunto de professores necessita e espera de um bom livro didático.
A seguir, são apresentadas algumas sugestões que poderão ser úteis para se alcançar um bom resultado no processo de escolha:
I. organizem-se em grupos, planejem a leitura e a discussão do Guia e aproveitem para pesquisar as obras aprovadas nos links disponibilizados pelas editoras;
II. conduzam as discussões com base em um roteiro previamente definido, elaborado por vocês, do qual devem constar aquelas características consideradas imprescindíveis para uma boa obra: verifiquem se a proposta de trabalho de cada obra está de acordo com o projeto político pedagógico e com o currículo da escola para a disciplina em questão; verifiquem, ainda, se a obra apresenta uma progressão adequada (de um volume para o outro e no interior de cada um deles); procurem, também, nos casos das obras de Letramento e Alfabetização (1º ao 3º) e de Língua Portuguesa (4º e 5º), e de Alfabetização Matemática (1º ao 3º) e de Matemática (4º e 5º), coleções que apresentem propostas pedagógicas compatíveis de modo a garantir uma progressão adequada.
III. as experiências anteriores podem ser boas orientadoras, assim procurem avaliar as coleções atualmente em uso e definir quais aspectos foram favoráveis e quais não atenderam às expectativas do grupo; procurem levar essas experiências em conta na hora da discussão em grupo;
IV. considerem a possibilidade de a escola receber a segunda opção e procurem fazer a escolha dessas obras da mesma forma como vocês procedem para a escolha da coleção em primeira opção;
V. anotem e guardem, cuidadosamente, os dados das coleções analisadas, mas não escolhidas; essas informações poderão ser úteis para os próximos processos de seleção de obras didáticas;
VI. da mesma forma, anotem os dados das coleções escolhidas, para evitar dúvidas futuras. Guia de Livros Didáticos PNLD
Esses cuidados e, principalmente, uma leitura atenta e coletiva do Guia pelo conjunto de professores de sua escola contribuirão para uma seleção de obras adequadas às necessidades dos alunos e professores e à proposta pedagógica da escola.

Orientações para a escolha PNLD Ensino Fundamental Anos Iniciais 2013.
Para saber cada passo, é só clicar e um novo link abrirá, com todas as informações necessárias.
Basta clicar!


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