O aquecimento global também é anunciado e denunciado em versos. Leia:
• Identificar número de estrofes e versos.
•Identificar o uso de rimas e a posição delas nas estrofes.•Reescreva a última estrofe, modificando os versos em que ocorrem as rimas, mas mantendo rimas nestes versos.
Veja como o poeta Gonçalves Dias enaltece a natureza do seu país, o Brasil.
1. Leia a biografia do autor no final do poema e responda:
a) Qual é a terra afinal de que o poeta fala?
b) Em que país o poeta escrevreu esse poema?
2. Volte ao poema e preste atenção nas palavras lá e cá. Responda:
a) No poema, qual delas é utilizada para representar o Brasil?
b) E para indicar Portugal?
3. Conte as estrofes do poema. Responda:
a) Quantas estrofes há?
b) Qual é o número de versos em cada estrofe?
c) Que palavras rimam com:
- sabiá (1ª estrofe)?
- flores (2ª estrofe)?
- lá (3ª estrofe)?
- cá (4ª estrofe)?
- lá (5ª estrofe)?Leia atentamente a história em quadrinhos a seguir.
1. Quem é a personagem principal dessa história?
2. Os quadrinhos de Caulos fazem você lembrar o poema de Gonçalves Dias? Por quê?
3. Releia o 2º quadrinho:
a) Por que no balão desse quadrinho foram usados dois pontos e aspas?
b) Por que a frase do balão termina com reticências?
c) Em que quadrinho termina a citação dos versos de Gonçalves Dias? Como você descobriu?
4. Observe agora os dois últimos quadrinhos.
a) Por que a expressão do sabiá se alterou de um quadrinho para o outro?
b) Que tipo de balão foi usado nos dois quadrinhos? Por quê?
c) Com relação aos verbos, o que se alterou de um quadrinho para outro? E por que o verbo era foi destacado?
2. Os quadrinhos de Caulos fazem você lembrar o poema de Gonçalves Dias? Por quê?
3. Releia o 2º quadrinho:
a) Por que no balão desse quadrinho foram usados dois pontos e aspas?
b) Por que a frase do balão termina com reticências?
c) Em que quadrinho termina a citação dos versos de Gonçalves Dias? Como você descobriu?
4. Observe agora os dois últimos quadrinhos.
a) Por que a expressão do sabiá se alterou de um quadrinho para o outro?
b) Que tipo de balão foi usado nos dois quadrinhos? Por quê?
c) Com relação aos verbos, o que se alterou de um quadrinho para outro? E por que o verbo era foi destacado?
Texto jornalístico: as HQ's dos jornais
Você gosta de história em quadrinhos?
Muitos jornais têm uma seção de entretenimento que contém quadrinhos, palavras cruzadas, exercícios com números e outros tipos de passatempo.
Uma dessas histórias em quadrinhos, bastante conhecida e publicada em jornais, é a história de Calvin, um menino travesso que vive deixando seus pais de "cabelo em pé" e que tem como melhor amigo o Haroldo, um tigre de pelúcia.
Veja uma tirinha de Calvin:
Muitos jornais têm uma seção de entretenimento que contém quadrinhos, palavras cruzadas, exercícios com números e outros tipos de passatempo.
Uma dessas histórias em quadrinhos, bastante conhecida e publicada em jornais, é a história de Calvin, um menino travesso que vive deixando seus pais de "cabelo em pé" e que tem como melhor amigo o Haroldo, um tigre de pelúcia.
Veja uma tirinha de Calvin:
Atualidade: conjunto de fatos ocorridos recentemente.
Entretenimento: divertimento, recreação.
Responda:
1. Qual é a manchete do artigo que Calvin escolheu?
2. Na sua opinião, o artigo escolhido por Calvin está adequado ao tema atualidade? Por quê?
3. Releia esta frase de Calvin:
"Na verdade, ele não tem muito o que se explicar."
- O que o menino quis dizer com essa fala?
4. Invente um breve explicação para o artigo escolhido por Calvin. Depois, conte-a para colegas e professor.
Algumas vezes, a história em quadrinhos começa em um dia e tem uma sequência, uma continuidade em outros dias.
Em uma dessas histórias, Calvin perde Haroldo e seus pais o ajudam a encontrá-lo.
Veja só...
5. Onde o Haroldo estava?
- Quem fornece essa informação?
6. Em que momento do dia o pai de Calvin encontrou Haroldo?
- Que informações da tirinha ajudaram você a descobrir?
7. Releia esta fala do pai de Calvin.
"É bom que fique ou amanhã eu deixo ele no mato."
- Na sua opinião, por que ele falou isso?
8. Por que o pai diz que Calvin parece um anjinho só quando dorme?
9. No último quadrinho há um balão com a letra Z. O que isso significa?
10. Compare essa tirinha com a da página anterior, observando o tigre Haroldo.
a) Ele é representado do mesmo modo nas duas tirinhas? Explique.
b) Por que Haroldo aparece dessas duas maneiras?
11. Na tirinha, na mesma fala do exercício 7, a palavra ele está destacada. Por quê?
12. Na tirinha da página anterior ocorre o mesmo uso da palavra ele. Escreva novamente a frase substituindo essa palavra por um pronome adequado.
Trabalhando Texto Jornalístico
Os textos jornalísticos mostram o claro predomínio da função informativa da linguagem. Procuram difundir as novidades sobre os mais variados temas. Podem ser:- Notícia
- Reportagem
- Entrevista
- Textos publicitários
- Anúncios
- Histórias em quadrinhos
- Cartas do leitor
Sugestão de Textos
Alegria pode funcionar como remédio?
1. Você acha que rir é mesmo o melhor remédio? Explique.Alegria pode funcionar como remédio?
2. Reflita: qual é a diferença entre ver uma pessoa apenas como paciente e vê-la também como uma pessoa?
3. Onde o Dr. Patch Adams criou um hospital?
4. O que, segundo o texto, os estudos comprovam em relação à terapia de risadas?
5. Como as ideias de Patch Adams são aplicadas no Brasil?
6. Na sua opinião, o que um animal treinado pode fazer para ajudar um paciente?
7. O texto que você acabou de ler é uma notícia ou uma reportagem? Explique.
8. Você conhece algum personagem ou pessoa que faz um trabalho como o Dr. Patch Adams? Quem?
O que um cachorro pode fazer em um hospital?
Aqui poderão ser explorados:
- a quem se refere o título da reportagem e suas características;
- qual é o trabalho do personagem que motivou a reportagem;
- o que pensam as pessoas com relação a este trabalho;
- o que deixa você (leitor) feliz quando está doente;
- a importância da alegria na cura das doenças.
1. Leia o texto:
LOBO-GUARÁ
2. Você acabou de ler um texto informativo do tipo:
( ) biografia.
( ) relato de experiência.
( ) pesquisa.
( ) definição.
3. Retire do texto as definições dadas para:
a) ambientalistas
b) lobo-guará
4. Leia o verbete e escolha a definição que está de acordo com o texto:
extinguir
1. Apagar (fogo)
2. Abrandar.
3. Aniquilar.
4. Pagar (dívida).
5. Fazer desaparecer.
5. Onde foi publicado o texto que você leu?
6. Qual atitude que você deve ter em relação aos animais ameaçados de extinção?
TEXTOS HUMORÍSTICOS
São textos que têm como objetivo divertir o leitor, ou seja, que trazem humor. São exemplos de textos humorísticos:
- Histórias em quadrinhos (HQ's)
- Piadas ou anedotas
- Adivinhações
- Jogos
- Charges
- Cartuns
1. Leia:
OS PEIXES AGRADECEM...
2. Você acha que o título está de acordo com a história? Explique.
3. O que leva a entender, na primeira cena, que os personagens vão pescar?
4. O que o homem conseguiu pescar?
5. O que significam esses objetos para o rio?
6. O humor dessa história está no último quadrinho. Por que esse texto é engraçado?
Discusssão:
- Importância da coleta seletiva.
- Como evitar a poluição das águas.
Sugestões:
Trabalhar
o tipo de texto, sua composição (tipo de linguagem), o problema
retratado, o local onde se encontram os personagens, a expressão facial
do ser humano e objetivo do cartunista ao compor a cena.
Sugestão:
Trabalhar
o tipo de texto, o sentimento que o autor tenta despertar no leitor,
consulta ao dicionário, pesquisas sobre a crise nuclear no Japão, a ação
da radioatividade no ser humano e bomba atômica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário