8.6.12

Atividades com texto

Cuidar do nosso planeta é valorizar a vida. O texto abaixo deixa claro que a manutenção da vida no planeta Terra depende de cada um de nós e pode ser explorado na sala de aula. O papel de cada um para tornar o mundo um lugar melhor deve ser motivo de reflexão ao se trabalhar o tema meio ambiente.
Sugestão de Produção de Texto
Os alunos podem, a partir da receita da Torta Mundial, criar a sua própria torta para um mundo melhor.

TORTA MUNDIAL
Ingredientes secos
2 ½ xícaras de Felicidade – espalhe niveladamente
1 ¾ de xícara de Liberdade – distribua igualmente
1 ½ xícara de Confiança – rale e misture na vasilha
1 pitada de Riso – peneire pela mistura
1 pitada de Pessoas Ajudantes – irradie a partir do centro
 
Molhados
2 xícaras de Respeito – despeje e misture bem
1 ½ xícaras de Limpeza – espalhe no fundo da forma
1 xícara de Entendimento – misture por toda a massa
¼ xícara de Amizade – misture até o ponto de massa

Cobertura
1 ½ xícaras de Paz – espalhe sobre a torta acabada
1 colher de sopa de Unidade – polvilhe por cima
1 colher de chá de Amor – polvilhe levemente por toda parte

Preparo
1.Espalhe limpeza no fundo de uma forma com a circunferência do Equador.
2.Junte amizade, respeito e entendimento em uma vasilha. Deixe parar por um minuto.
3.Junte pessoas ajudantes confiáveis, felicidade, liberdade e riso em uma vasilha separada. Bata por um minuto.
4.Misture todos os ingredientes por dois minutos e coloque na forma.
Obs.: Discutir qual ingrediente cada um considera mais importante; que outro ingrediente deveria ser acrescentado; com o quê é comparada a Terra; como deveria ser servida essa torta. 
 
CARTAZ DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011
 O cartaz possui dois planos. Ao fundo observa-se uma fábrica que solta fumaça, poluindo e degradando o ambiente, deixando o céu plúmbeo, intoxicado e acinzentado.
A figura do rio, com a água escurecida e suja, representa também a parte natural sendo devastada, influenciando no aparecimento das enchentes e no aumento do nível do mar, ações estas provocadas pelo ato errado do homem.
Em contraste a isso, vemos em primeiro plano uma mureta, onde, em meio à devastação, ainda existe vida. Nela, um pequeno broto e um cipreste (hera), com suas raízes incrustadas, criando um microecossistema, ainda insistem em viver mesmo diante de um cenário áspero. A imagem é, portanto, referência ao lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).
Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus 'gritos de dor' - a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança, representada pela borboleta, que mesmo com uma vida curta, cumpre o seu importante papel no ciclo natural do planeta.

ESTUDO DO TEXTO
1. O cartaz é um tipo de texto:
(   ) informativo.
(   ) publicitário.
(   ) narrativo.
(   ) instrucional.
 
2. Qual é o tema da CF 2011?
 
3. O lema "A criação geme em dores de parto" refere-se:
(   ) à vitória da vida sobre a morte.
(   ) ao sofrimento causado pela degradação do ambiente.
(   ) à presença da borboleta.
 
4. O cartaz possui dois planos. No segundo plano, percebemos:
(   ) a borboleta e a hera sobre o muro.
(   ) a poluição causada por atividades humanas.
(   ) o broto incrustado no muro.
 
5. A presença da borboleta em primeiro plano representa:
(   ) a esperança.
(   ) a poluição.
(   ) a dor.
 
6. Relacione as palavras aos sinônimos:
a) degradando
b) plúmbeo
c) contraste
d) incrustadas
e) áspero
f) rompe
(   ) cor de chumbo.
(   ) move.
(   ) oposição.
(   ) duro.
(   ) destruindo.
(   ) agarradas.

 Atividades com HQ

 As HQ's usam recursos gráficos e linguísticos para contar uma história. Para crianças e adultos é diversão na certa!
Alguns elementos gráficos ajudam a contar uma história em quadrinhos:
  • as  expressões do rosto e do corpo das personagens demonstram seus pensamentos, emoções e intenções;
  • o cenário mostra o lugar onde se passa a história;
  • as mudanças de cor muitas vezes são utilizadas para marcar os diferentes momentos da narrativa.
A HQ abaixo é uma ótima oportunidade para se trabalhar esses elementos com os alunos, onde ainda podemos explorar o tipo de linguagem empregado nestes tipos de texto em que ela é informal, com expressões populares e gírias. Deve-se destacar também o uso das onomatopeias e das interjeições.
Destaque também deve ser dado à mudança de cores que ocorre nos dois últimos quadros.

Atividade com HQ

1. Esses quadrinhos mostram a imaginação da personagem Calvin, opondo fantasia e realidade. Em quais quadrinhos Calvin está no mundo real?
2. No mundo da fantasia, Calvin vive uma aventura espacial.
a) Que papel ele desempenha nessa aventura e qual é o nome do herói vivido por ele?
b) Qual é o objetivo do herói vivido por Calvin nessa missão?
c) Que palavra carcteriza os seres que seguem o herói no espaço?
d) Por que os aliens conseguem se aproximar da aeronave do herói?
3. Os aliens lançam raios em direção à nave do herói e um raio o atinge.
a) Ele sente medo?
b) Que onomatopeia imita o barulho do raio atingindo a nave?
c) Ao gritat "Spiff está caindo", o que Calvin está fazendo no mundo real?
4. Na sua opinião, por que brincar no escorregador é uma aventura para Calvin?

Nenhum comentário:

Postar um comentário