O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
|
---|
Que outras formas temos para pagar quando não temos dinheiro?
Algumas crianças podem ter essa experiência
ao presenciarem seus pais ou adultos mais próximos realizando algum
tipo de pagamento com cheque. Caso não consigam responder as perguntas o
professor deve apresentar alguma imagem ou mesmo uma situação
retratando essa forma de usar o cheque como dinheiro. Leia a reportagem
sugerida e converse para saber o que as crianças compreenderam. Indague:
quais os motivos que levaram o supermercado não aceitar o cheque? O que é um cheque? A partir daí, proponha que escrevam situações em que as pessoas usam o cheque como pagamento.
O que é um cheque?
como surgiu o cheque?
Quem fabrica o cheque?
Como é feito?
Depois que as crianças são indagadas para
pensar sobre a história do cheque, leia o texto sobre a história do
cheque e combine uma pesquisa para responder as perguntas. Peça que
tragam informações relacionadas as perguntas formuladas na roda,
gravuras ou cópias de cheques. Retome no dia seguinte as questões a
partir do material trazidos pelas crianças.
O que é o cheque?
O cheque é uma ordem de pagamento à vista e
um título de crédito. A operação com cheque envolve três agentes: o
emitente (emissor ou sacador), que é aquele que emite o cheque; o
beneficiário, que é a pessoa a favor de quem o cheque é emitido; e o
sacado, que é o banco onde está depositado o dinheiro do emitente. O
cheque é uma ordem de pagamento à vista, porque deve ser pago no momento
de sua apresentação ao banco sacado.
Recursos Complementares
Leia sobre a história do cheque consultando os links:
http://portaleconomia.com.br/moedas/historiacheque.shtml |
||
---|---|---|
Nenhum comentário:
Postar um comentário