8.6.12

Crônica

Atividade com Crônica

A crônica narra um fato do cotidiano, enolvendo  uma ou mais personagens. É um texto curto em que geralmente se utiliza uma linguagem simples, informal e descontraída. O narrador pode ser um personagem da história ou apenas observador.
A crônica geralmente expressa humor, isto é, algo cômico, engraçado, divertido. O humor pode ser produzido através de diversos elementos: coincidência não esclarecida, contraste, surpresa (algo inesperado) e outros.
Por sua temática e linguagem simples, é um texto que diverte e dá prazer. 
Sugestões:

Fazer interrupções, durante a leitura, sugerindo que os alunos façam antecipações de fatos e inferências a partir das condições dadas no texto. Por exemplo: por que o homem teria voltado à cidade após tanto tempo? Depois da leitura, conversar sobre o desfecho da história e se eles conseguiram imaginar a situação.
Identificar o fato narrado na crônica e o tipo de narrador.
Fazer uma lista dos lugares característicos de cidades pequenas que são citados na crônica.
Fazer uma lista das situações que produzem humor na crônica.
Identificar no texto o uso da linguagem coloquial e o objetivo do autor ao utilizá-la.

Ler o poema abaixo e fazer uma lista de indicações usadas pelo autor para caracterizar a monotonia de uma cidade pequena.
O texto de Tatiana Belinky que conta a história de um periquito que uma família ganhou de presente. 

Estudo do Texto
1. Você conhece alguma outra história com personagens chamados Romeu e Julieta?
2. Por que a autora deu o nome de Romeu e Julieta a essa crônica?
3. Pesquise o significado da palavra bucólico.
4. A rua onde você mora é bucólica? Justifique.
5. Por que a palavra Periquito aparece escrita com letra maiúscula?
6. Leia, novamente, no texto a parte que descreve o periquito. Responda:
a) O que é um tom-pastel?
b) Que outro siginificado da palavra pastel você conhece?
c) O que é uma cor azul-celeste?
7. No primeiro parágrafo aparece a expressão "de vez em sempre". O que isso quer dizer?
8. O que significa a expressão "dito e feito"?
9. Qual foi a surpresa das crianças um dia depois de a portinhola da gaiola ser aberta?
10. A expressão "adivinhem o quê" aparece no texto entre dois travessões. Você sabe por quê? A quem esse comentário é dirigido? Por que a autora usou esse recurso?
11. Você já sabe que qualquer assunto de nosso dia-a-dia pode virar uma crônica. O compositor e cantor Chico Buarque de Holanda fez uma música chamada Cotidiano. Leia uma estrofe da música e responda às questões.
"Todo dia ela faz
Tudo sempre igual
Me sacode
Às seis da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca
De hortelã..."
a) O que siginifica a palavra cotidiano?
b) O personagem da música parece satisfeito com seu cotidiano? Justifique.
12. Se você pudesse mudar algo em seu dia-a-dia, o que mudaria? Por quê?
13. Faça uma descrição de uma cena que acontece na sala de aula. Crie um título para a cena que você descreveu. Leia o título para os colegas para que eles tentem adivinhar a cena descrita.

Obs.: Ótimo momento para discussão sobre a criação de animais em cativeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário