JUSTIFICATIVA
A
Escola em que atuo (Esc. Municipal Professora Maria Celestina Machado) em sua metodologia tem a
preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está
inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir,
transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades.
Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente.
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma tarefa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente, mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.
Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Atualmente, a preocupação com a degradação do planeta ocupa atenção da sociedade local e mundial, onde a escola se engaja com os ambientalistas na busca de soluções para preservar o meio ambiente.
Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma tarefa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Muitas situações estão distantes fisicamente, mas que influenciam na manutenção dos seres vivos. Por isso, a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.
A
Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, reciclagem e
datas comemorativas, é trabalhar situações que possibilitem a comunidade
escolar pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Ela será o
elo entre todas as disciplinas e preencherá uma lacuna na área da educação, que
é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.
Geralmente,
a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já o
adulto, muitas vezes, é preciso desenvolver o respeito.
Percebe-se,
portanto, que a Educação Ambiental abrange todas as áreas. A cidadania é um fator
fundamental para conscientização deste contexto global. Não é por falta de
conhecimento que o meio ambiente é destruído, mas devido ao estágio de
desenvolvimento existente nas relações sociais de nossa espécie. Ao desmatar,
queimar, poluir, utilizar ou desperdiçar recursos naturais ou energéticos, cada
ser humano está reproduzindo o que aprendeu ao longo da história e a cultura do
seu povo. Portanto, este não é um ato isolado de um ou outro indivíduo, mas
reflete as relações sociais e tecnológicas de sua sociedade.
Há
a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia-a-dia, garantindo,
assim, o futuro da humanidade; precisamos desenvolver a valorização da vida,
espontaneamente voltaremos a nos integrar com a natureza e conseqüentemente
procuraremos preservar o meio ambiente, pois teremos uma noção clara de que
tudo é integrado. Somos parte da natureza, porém, devido a inúmeros fatores,
esquecemos disto.
O
projeto Educação Ambiental faz-se necessário para colocar em prática no
dia-a-dia, através de pequenos atos, que darão início as grandes transformações
que devem ser assumidas por todos neste século XXI.
OBJETIVO
GERAL
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.
Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para transformação humana e social, alcançando a preservação e a recuperação do ecossistema.
- Possibilitar a construção da consciência ecológica para este mundo diferente e transformador, fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente escolar.
- Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
- Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e em espaços comuns, e que venha se tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a escola e para o município. Sendo assim, buscar-se-á parcerias que envolvam empresas e setor público.
- Perceber que o lixo pode ser uma fonte importante de recurso financeiro através da reciclagem.
- Identificar o nível de dependência em relação a energia elétrica, buscando alternativas para a redução do consumo e outras fontes produtoras de energia.
- Conscientizar sobre a importância da água para manter a vida no planeta, além de buscar meios para economizar e usá-la racionalmente.
- Criar uma consciência sobre a necessidade de diminuir e buscar formas para solucionar a poluição do ar, da água, do solo, sonora e visual.
- Possibilitar a comunidade escolar o acesso a áreas verdes preservadas.
- Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.
- Recuperar o terreno da escola para criar um espaço de reflorestamento e embelezamento, servindo para efetivar na prática as ações da Educação Ambiental.
- Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
ESTRATÉGIAS
• Implantar programas de
seleção, reciclagem e destino do lixo.
• Campanhas para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc.
• Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.
• Oficinas (sabão, sacolas, etc)
• Livro de receitas alternativas.
• Palestras.
•Releitura de obras de pintores.
• Paródias.
• Trilha ecológica.
• Compostagem: minhocário.
• Visita ao aterro sanitário – lixão.
• Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.
• Assistir documentários.
• Campanhas para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, etc.
• Elaboração, apresentação e distribuição de jornais, murais, folders, textos.
• Oficinas (sabão, sacolas, etc)
• Livro de receitas alternativas.
• Palestras.
•Releitura de obras de pintores.
• Paródias.
• Trilha ecológica.
• Compostagem: minhocário.
• Visita ao aterro sanitário – lixão.
• Apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente.
• Assistir documentários.
A T I V I D A D E S
Texto informativo
MEIO AMBIENTE
Preservar
o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e
rico em recursos naturais no futuro.
Vamos aproveitar o dia 5 de Junho e listar quantas
ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo
mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!
Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar
em casa e na escola:
Água
· Escovando
os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.
· Lavando
a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
·
Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando,
desligue a torneira.
Energia
· Desligue
as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as
luzes.
· Desligue
aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso
não esteja sendo utilizado.
· Ar
condicionado - utilize com moderação!
· Lavando
roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a
máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo
tempo.
·
Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando
assim, o liga e desliga.
Lixo
Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana.
Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos
em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico. Desta forma, você estará
fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será
reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.
Transportes
As emissões de gases emitidos pelos transportes é
muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para
contribuir na diminuição da emissão de gases.
A caminho da escola - Utilizar os transportes
coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente
utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal
combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude
consciente, você aproveita e faz novos amigos!
Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de
preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da
sua saúde também!
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