8.4.12

Produção textual

Com essa atividades iremos propor ao aluno a realização de pesquisa em dupla  no laboratório de informática da escola sobre curiosidades do mundo das girafas.
Em um segundo momento a turma em sala irá socializar com a turma as informações conseguidas, abrindo discussão sobre o tema.
No terceiro momento será proposta a produção textual no gênero preferido pelo aluno a fim de organizar as informações adquiridas.

Uma das maiores dificuldades em se produzir textos e artigos não é a falta de idéias e sim a forma "correta" de organizá-las fim de se fazer entender.
Propomos através dessa atividade que o professor comece a auxiliar de perto na organização das idéias de seus alunos a fim de despertar desde cedo o gosto pela arte de escrever seu pensar.
Cabe também ao professor auxiliar o aluno pra que se sinta seguro naquilo que escreve o fazendo entender que não há idéia boa ou ruim e sim idéias diferentes. O grande diferencial não está na idéia, mas na forma que a organizamos.
Fica aqui a dica aos professores:
Procurem fazer a atividade junto com o aluno produzindo seu texto também e dividindo com eles suas preferências, desejos e valores.

Produção de texto é algo necessário á todos os alunos em qualquer fase de aprendizado. Desde muito pequena a criança lê a imagem e produz seu texto (história contada) narrando á seu modo o fato como entende e de acordo com sua imaginação.
Com essa atividade propomos ao aluno que escolha um dos temas ambientais discutidos de antemão pelo professor dento da temática Meio Ambiente.
Deixamos livre a proposta de produção dentro da autonomia do professor para que o mesmo determine o gênero textual á ser explorado, ou mesmo que deixe á critério do aluno para que venha a produzir de acordo com o que pede sua imaginação.
Esperamos do aluno simples e belas produções no sentido de compreender como ele conseguiu entender os temas estudados para a partir disso, analisarmos  sua forma de pensar, de modo a auxiliá-lo melhor e avaliarmos  suas competências na área da leitura e escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário