15.4.12

Descobrimento do brasil

 
    Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram um cenário bemdiferente do que conhecemos hoje.Proponha aos alunos que imaginem como era o Brasil naquela época e deregistrem por meio de desenhos. Deixe que os alunos falem de seu desenho aosoutros alunos.Colagem: Faça o contorno de um mapa do Brasil em uma folha grande. Escrevaum título para a colagem (MEU PAÍS, NOSSO POVO...).Convide os alunos a montar o "perfil" de nosso país. Para isso, deverão recortare colar dentro do contorno: os habitantes (pessoas), bandeira, animais.

Texto informativo : O PAU BRASIL

 Hoje é artigo raro nas florestas brasileiras, mas na época do descobrimento, eratanto pau-brasil por aqui que o nome pegou e a planta acabou dando nome aonosso país. O pau-brasil foi o primeiro produto explorado pelos portuguesesquando chegaram às novas terras. Até 1530, o pau-brasil foi o único produtoretirado da nova colônia. Do litoral do Rio Grande do Norte até a costa do Rio deJaneiro, o pau-brasil era aárvore dominante na Mata Atlântica brasileira.No Brasil, os colonizadores cortavam a árvore, utilizavam a madeira e extraíamum corante vermelho usadopara tingir roupas e fabricar tinta de escrever. Opau-brasil foi praticamente extinto devido à exploração irresponsável e aodesmatamento da Mata Atlântica, floresta onde ele nascia normalmente.Pau-brasil é uma designação que abrange várias espécies de árvores do gêneroCaesalpinia. As mais comuns delas são a Caesalpinia sappan e a Caesalpiniaechinata. A Fundação Nacional do Pau-Brasil éuma entidade que cria ações depreservação da árvore nacional do Brasil, além de estudar, catalogar eincentivar as pessoas a conhecer melhor essa árvore.Hoje o pau-brasil é cultivado para ornamentação e exportação. Sua madeira éapreciada na fabricação de violinos e por isso o pau-brasil é exportado para aEuropa.

Quando os portugueses chegaram...

Em 1500, há mais de 500 anos, Pedro Álvares Cabral e cerca de 1.500 outros portugueses chegaramàs terras do Brasil. Na época, aqui viviam apenas os índios, não havia cidades, estradas, carros... Os índios caçavam e plantavam apenas aquilo que eles necessitavam para comer em seu dia-a-dia.Os portugueses estranharam muito que os índios vivessem nus e não morassem em cidades. Mas osíndios também devem ter achado muito engraçadas as roupas que os portugueses vestiam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário