7.4.12

Produção Textual


Plano de Aula
Objetivo Geral -  Através do Clássico OS TRÊS PORQUINHOS trabalhar a compreensão  interpretação e grafia do aluno de forma prazerosa desenvolvendo seu interesse pela leitura e escrita.

Objetivos específicos
 Fazer relação (através da observação das figuras ) entre o tempo levado na construção das casas e o material utilizado com sua resistência
Comparar a atitude de cada porquinho ao fazer sua casa
Confeccionar um livro de história e organizá-lo corretamente.
Grafar corretamente as palavras e frases escritas durante a confecção do livro

1° Momento - Acolhida ( Os alunos serão recebidos com música animada e máscaras de porquinhos )
2° Momento  -  Hora da Novidade ( Dinâmica )

Faremos uma adaptação do jogo Mia Gato  utilizando a figura do porquinho.
Escolheremos um aluno, colocaremos uma venda em seus olhos e diremos o seguinte :
Seu Lobão fazia a ronda querendo pegar seu porquinho seu porcão esperto avisava seu irmão fazendo assim ... e  aponta um dos alunos que disfarçando a voz deverá dizer OINC. Caso o colega acerte o nome daquele que imitou o barulho que faz o porquinho volta ao grupo sendo substituido por esse e segue-se o jogo até o momento em que todos tiverem participado da brincadeira .

3° Momento  -  Hora do Conto
Com os alunos sentados em círculo no chão o professor deve contar a história OS TRÊS PORQUINHOS utilizando como recurso um televisor feito com caixa de papelão, um slide com as imagens acima ou mesmo com um livro ilustrado.O ideal durante o conto é que o professor não leia a história, mas conte explorando as imagens,fazendo uso de gestos e boa expressão facial.
 É interessante que os alunos possam interagir durante o conto como forma de exploração do texto e de desenvolvimento do raciocínio infantil.Caso isso não seja possível o professor deve fazer uma roda de conversa após a história a fim de explorar e identificar aquilo que o aluno aprendeu colhendo suas falas para elaboração de texto coletivo que será lido no fim do período diário como forma de incentivo à participação do educando.

4° Momento  - Atividade impressa
Fazendo uso da Atividade acima o professor deve separar a turma em grupo de 4 e entregar a cada um dos integrantes 1 folha para que  juntos  reescrevam a história a partir das imagens da forma que eles souberem. Alguns alunos certamente terão dificuldade em desenvolver essa tarefa e por isso mesmo devem    ser
acompanhado de perto pelo professor.
Para montar o livrinho eles deverão recortar as páginas  e colá-las de forma organizada.
Caso o professor faça a opção de trabalho individual serão necessárias mais de uma aula para que tudo esteja pronto.
O professor não deve esperar a montagem de um livro excepcional nem uma grafia de gênio é durante todo o processo de trabalho com os contos e montagem dos livrinhos que os resultados irão aparecer
Obs : A capa e contra capa do livro devem ser confeccionada pelos alunos em E.V.A ou papel cartão e coladas com a ajuda do professor.

5° Momento Intervalo

6° Momento  -  Apresentação dos livrinhos de cada grupo e grafia das principais palavras no quadro para fixação de aprendizagem do aluno.
Durante esse momento o professor deve tirar proveito para explorar outros assuntos que podem envolver o tema fazendo uso da interdisciplinaridade.

7° Momento  -  Leitura do texto coletivo previamente elaborado , durante a confecção desse texto o professor deve ter o máximo de cuidado para  não deixar de citar no mínimo uma das falas de  sequer um aluno, pois é através da valorização de sua participação  que o educando alcança autonomia e  cresce intelectualmente.

8°  Momento - Despedida ( O professor  deve oferecer a cada aluno um cartão de incentivo  em forma de casinha )

Nenhum comentário:

Postar um comentário