6.4.12

USO DO DICIONÁRIO


Canção do Dicionário

Não seja preguiçoso: olhar no dicionário é bem gostoso. Ele explica a origem das palavras.
 http://www3.tvcultura.com.br/cocorico/videos/29740

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com as atividades aqui propostas os/as alunos/as poderão:
  • Aprender usar o dicionário para descobrir o significado mais preciso de uma palavra empregada nos textos que leem.
  • Decidir sobre a grafia de uma palavra desconhecida ou que suscite dúvidas.
  • (Re)conhecer a estrutura do dicionário, relembrando a organização em ordem alfabética e perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra.
  • Conhecer os aspectos linguísticos e ortográficos que regem a Língua Portuguesa e refletir sobre eles.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor/a para a realização das atividades propostas, sugerimos que os/as alunos/as tenham vivenciado as atividades indicadas na aula “Ordem alfabética e o uso do dicionário – Parte 2” disponível no Portal do Professor. É importante que os/as alunos/as dominem os conhecimentos sobre a ordem alfabética, isto é, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto, pois terão mais agilidade em realizar as atividades indicadas nas aulas a seguir.
Estratégias e recursos da aula
Para a realização das aulas propostas é necessário a utilização do Laboratório de Informática de sua escola e da própria sala de aula.

Primeira Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a forme uma roda de conversa com os/as alunos/as e distribua para cada um/a deles/as uma letra do alfabeto. O/A jogador/a que estiver com a letra A, começa o jogo dizendo: “Fui ao clube e no caminho vi...” e completa a frase com o nome de uma pessoa, animal, objeto, o que for adequado para completá-la, porém a inicial da palavra deverá ser correspondente à ordem alfabética, no caso letra A. Depois, o/a jogador/a que tirou a letra B deve dizer a mesma frase, completando com a letra inicial B. E assim continua o jogo.
Após a realização do jogo, peça aos/às alunos/as que emitam opinião sobre o mesmo, em seguida, faça um levantamento das ideias que eles/as têm sobre dicionário. Pergunte:

a) Por que é importante conhecer a ordem alfabética?
(Elabore indagações que os levem a chegar à seguinte conclusão: porque nos auxilia em consultas a dicionários, listas telefônicas, guias de ruas, dentre outros).
b) Vocês sabem o que é um dicionário?
c) Como ele é organizado?
d) Para que usamos um dicionário? Para que ele serve?
Depois de estabelecido o diálogo, registre o seguinte texto Dicionário de José Paulo Paes. Chame a atenção dos/as alunos/as para a ordem alfabética das letras em destaque.

 
Professor/a leia o texto analisando as imagens e seus respectivos significados. Localize a sua fonte, destacando o ano de publicação, 1991, comente que o mesmo foi editado antes da nova reforma ortográfica, assim, as letras K, Y e W ainda não estavam incorporadas no nosso alfabeto. Aproveite esta informação e solicite aos/às alunos/as que citem palavras que poderiam ser adicionadas no texto “Dicionário” a fim de que estas letras fizessem parte de nosso alfabeto.

Segunda Aula: Uma (1) aula de 60 minutos
Professor/a retome o texto registrado na aula anterior “Dicionário”. Oriente os/as alunos/as a lerem o texto silenciosamente. Depois solicite que leiam em voz alta. Faça você a leitura do texto, leia com humor e timbre de voz diferente, faça pequena pausa entre a palavra e a definição.
Após as diferentes leituras registre as atividades propostas.
1) Defina o significado da palavra “Dicionário”?
2) Você gostou de alguma definição apresentada por seus/suas colegas? Se gostou registre abaixo. Caso não tenha gostado de nenhuma delas justifique sua resposta.
3) Releia o texto e copie a primeira letra de cada palavra.
4) Destaque oralmente, as letras que não apareceram no texto e que agora fazem parte de nosso alfabeto?
Professor/a ao terminar o registro das questões dialogue com a turma indagando: em que tipo de materiais é comum encontrar palavras organizadas em ordem alfabética? (Possíveis respostas: agenda de endereços e telefones, diário de classe, dicionário, lista de aprovados em concursos, livros numa biblioteca, dentre outros). Converse com eles/as sobre a necessidade de se organizar alguns materiais em ordem alfabética: a localização dos nomes facilita na hora da consulta.
Apresente a turma uma página de dicionário.


Leia a página apresentada, peça aos/às alunos/as que identifiquem a fonte.
Proponha as seguintes atividades:

a)  Indique a letra inicial das palavra s dessa página.

b) Localize a palavra látex, leia o verbete (palavra de dicionário, enciclopédia ou glossário com definições e ex plicações) e responda: o que significa látex?
 Professor/a ressalte que muitas vezes, ao lermos um texto, não compreendemos bem o significado de uma palavra. Para descobrirmos seu significado, podemos consultar o dicionário.
Leia este quadro com atenção: