29.4.12

Dislexia

 
 
 
 
Professores frequentemente perguntam como podem ajudar uma criança disléxica em classe, junto com alunos  não-disléxicos. Abaixo estão enumeradas algumas sugestões. O que pode ser feito depende do conhecimento do professor sobre o assunto e das circunstâncias ambientais. Veja as dicas:

* Encorajar sempre e elogiar sempre que possível.
* Procurar descobrir algo em que ele se sobressaia.
* Nunca diga que ele é preguiçoso e evite compará-lo aos outros alunos da classe.
* Suas habilidades devem ser julgadas por suas respostas orais e não pela escrita.
* Sempre que possível, usar um critério de avaliação diferenciado.
* Ao corrigir os seus exercícios, assinalar as questões que estão corretas, ao invés das que estão erradas. Não reforçar seu erro.
* Deixar as anotações no quadro o máximo de tempo possível para que eles consigam copiar.
* Procurar não dar suas notas em voz alta para toda classe, isso o humilha e o faz infeliz.
* Não esquecer que ele tem a inteligência normal, sabe que erra muito, e isso não o faz feliz. Ninguém gosta de errar!
* E, acima de tudo, espalhar respeito e compreensão na sua sala de aula. Contamine as outras crianças com esses sentimentos!

 Livro : Cem linguagens da criança

 
 
Venho apresentar esse livro como sugestão de leitura para professores que se interessam pela  infância.
As Cem Linguagens da Criança A abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. O programa para a primeira infância realizado em Reggio Emilia (Itália) tornou-se reconhecido como um dos melhores sistemas educacionais no mundo.
Esta abordagem inovadora incrementa o desenvolvimento intelectual das crianças através da focalização  sistemática na representação simbólica, levando as crianças pequenas (0 – 6 anos) a um nível surpreendente de habilidades simbólicas e à criatividade.
O sistema não é privativo e elitista; pelo contrário, oferece atendimento integral à criança e está aberto para todas elas, inclusive aquelas portadoras de alguma deficiência.
Este livro recolhe as reflexões dos educadores italianos que criaram e desenvolveram o sistema, bem como dos norte-americanos que lá estudaram.
É uma introdução abrangente que aborda história e filosofia, currículo e métodos de ensino, escola e sistema organizacional, uso do espaço e o ambiente físico, além dos papéis do adulto profissional.
É muito importante que professores que atuam ou pretendem atuar com turmas de educação infantil leiam esse livro, pois ele traz relatos importantes de valorização e respeito à primeira infância.

Índice do livro

PARTE I: PONTOS DE PARTIDA

1 Aspectos gerais
2 O que Podemos Aprender com Reggio Emilia?

PARTE II: OS EDUCADORES DE REGGIO EMILIA DESCREVEM SEU PROGRAMA – ENTREVISTAS A LELLA GANDINI

3 História, Idéias e Filosofia Básica
4 A Parceria Comunidade-Professor na Administração das Escolas
5 O Currículo Emergente e o Construtivismo Social
6 O Papel do Pedagogo
7 O Papel do Atelierista

PARTE III: DA TEORIA À PRÁTICA

8 Espaços Educacionais e de Envolvimento Pessoal
9 Parceiro, Promotor do Crescimento e Guia – Os Papéis dos Professores de Reggio em Ação
10 Múltipla Simbolização no Projeto do Salto em Distância
11 Desenvolvimento do Currículo em reggio Emilia – Um Projeto de Currículo de Longo Prazo sobre Dinossauros

PARTE IV: A EXTENSÃO DA ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA PARA AS ESCOLAS AMERICANAS

12 Variações Culturais sobre a Prática Desenvolvimentalmente Apropriada – Desafios à Teoria e à Prática
13 A Cidade da Neve – Aplicação da Abordagem Multissimbólica em Massachusetts
14 Conexões – Uso da Abordagem de Projeto com Crianças de 2 e 3 Anos em uma Escoal-Laboratório Universitária
15 Um outro Modo de Ver as Coisas – Ainda Estamos Aprendendo
16 Um Olhar para o Passado – De Reggio Emilia para a educação Progressista
17 As Papoulas e a Dança da Criação do Mundo

PARTE V: CONCLUSÃO

18 Para onde Vamos agora?
Glossário de Termos usados por Educadores de Reggio Emilia
Recursos Adicionais Publicados sobre a Abordagem de Reggio Emilia
Entrevista com  Reggio Emília

ENTREVISTA - CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário