Atividade de pintura...
Pode ser feita de duas formas: Pintando com e sem modelo. Existe
professor que é totalmente contra modelos, eu não sou totalmente contra nada, acho que apenas tudo que é posto e mostrado à criança tem que ser explicado e o professor ter o objetivo bem definido em seus planos de aula. A pintura com modelo dá para analisar aquelas crianças quem conservam melhor. Ex: tem criança que vê o azul e pinta verde? Mas será que é porque ela não sabe distinguir cores? A distinção de cores como de qualquer outra coisas é se é igual ou diferente, então todos os seres humanos com uma vista boa podem distinguir cores. A identificação é mais abrangente por que requer a nomeação da cor, identificar quer dizer dar a indentidade, o nome da cor, sabe que ver é ver, assim se a criança ver azul e pinta verde, temos que perguntar para ela se sabe NOMEAR a cor, se você perguntar só assim:
professor que é totalmente contra modelos, eu não sou totalmente contra nada, acho que apenas tudo que é posto e mostrado à criança tem que ser explicado e o professor ter o objetivo bem definido em seus planos de aula. A pintura com modelo dá para analisar aquelas crianças quem conservam melhor. Ex: tem criança que vê o azul e pinta verde? Mas será que é porque ela não sabe distinguir cores? A distinção de cores como de qualquer outra coisas é se é igual ou diferente, então todos os seres humanos com uma vista boa podem distinguir cores. A identificação é mais abrangente por que requer a nomeação da cor, identificar quer dizer dar a indentidade, o nome da cor, sabe que ver é ver, assim se a criança ver azul e pinta verde, temos que perguntar para ela se sabe NOMEAR a cor, se você perguntar só assim:
ESSA COR TÁ IGUAL AQUELA DA FIGURA
MODELO?
Ela responderá que não; pois distinguiu,
diferenciou por um processo de comparação mental as duas cores, mas a
pergunta que cor é essa envolve o reconhecimento e nomeação das cores,
se ela responder que no desenho é azul, (modelo) e no outro que ela
pintou foi o verde,a criança já:
1. Diferencia, distingui cores;
2. Nomeia cores;
3. E se você perguntar provavelmente ela terá os argumentos para dizer por que pintou diferente da figura, talvez saia um: Porque eu quis! Ela sabe quais as cores mas não quis pintar igual!
2. Nomeia cores;
3. E se você perguntar provavelmente ela terá os argumentos para dizer por que pintou diferente da figura, talvez saia um: Porque eu quis! Ela sabe quais as cores mas não quis pintar igual!
Enfim,
a sugestão é que dê para os alunos colorir e a metodologia vai de cada
professor, e a cópia, reprodução através de um modelo não é crime, mas
tem que haver clareza de objetivos e metas, saber a finalidade de cada atividade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário