16.7.12

PROJETO OLIMPÍADAS 2012


 2012 OLIMPÍADAS - LONDRES
2012 Olimpíadas - Londres para crianças. Leitura fácil e divertida para ensinar as crianças.
 
Este ano teremos uma grande festa do esporte que reunirá atletas do mundo todo em Londres, Inglaterra: são as Olimpíadas 2012!!! Já imaginaram os preparativos e a responsabilidade desses atletas para representar seus respectivos países?
Deve ser realmente muito emocionante para quem se prepara por muitos anos e conquista uma vaga neste evento!
Não foram poucos os atletas que já vivenciaram essa emoção, pois a origem dos jogos olímpicos está na Grécia Antiga. Vale a pena conhecer essa história...
A origem e a história
Os jogos olímpicos tiveram sua origem na Grécia Antiga, aproximadamente 2.500 anos a.C., e o principal motivo desse evento era homenagear Zeus, que era o deus mais importante para os gregos. Assim, era uma festividade com uma mistura de religião e esporte, mas muito importante para aquela civilização. Acontecia na cidade de Olímpia e inicialmente foi chamado de Festival Olímpico, desde o início aconteciam a cada quatro anos, com poucas modalidades de esportes para competição: boxe, corrida, salto em comprimento, remo, corrida de mensageiros e trombeteiros e luta livre.
Em 392 d.C. tem início um longo período de interrupção dos jogos olímpicos, isso porque Teodósio I, imperador romano, converteu-se ao cristianismo, proibindo a realização de qualquer festividade pagã, incluindo os Jogos Olímpicos. Passaram-se dezesseis séculos sem este evento, até que, em 1894, com o objetivo de retomar o espírito esportivo da era grega e enaltecer os esportes, cria-se o COI - Comitê Olímpico Internacional, liderado por Pierre de Fredy – o Barão de Coubertin, com o apoio de representantes de 15 países, decidem por reiniciar as Olimpíadas, agora da era Moderna. A cidade escolhida para este recomeço não podia ser outra senão Atenas que nessa primeira edição contou com a participação de 285 atletas de 13 países.
União e paz entre os povos
Desde sua origem as olimpíadas marcam a união entre os povos, pois na Grécia Antiga as guerras paravam no período de realização dos jogos e era considerado um pecado muito grave alguém penetrar armado na Elida, região onde ocorriam os jogos.
Também, desde a retomada das olimpíadas da Era Moderna, há o predomínio da união entre as nações, servindo como exemplo de cooperação e união, que começa pelos atletas, mas repercute em cada país.
Próxima parada: LONDRES
A cidade que vai sediar as olimpíadas de 2012 será Londres, na Inglaterra. Esta cidade já sediou jogos olímpicos por duas vezes, em 1908 e 1948.
Para este ano a programação já está fechada, incluindo datas, horários e instalações em que serão disputadas as mais de 600 competições esportivas. Segundo informações do comitê olímpico, os jogos vão começar com o futebol feminino em 25 de julho, dois dias antes da cerimônia de abertura. Já a abertura oficial será às 19h30 (horário de Londres), no dia 27 de julho de 2012, no Estádio Olímpico, construído na capital britânica. O dia 4 de agosto é considerado o "supersábado" dos jogos por reunir o maior número de competições.
 
 As modalidades de esportes podem mudar em algumas situações, mas logo abaixo você confere quais são as principais:
Atletismo, Badminton, Basquete,Beisebol,Boxe,Canoagem,Ciclismo, Esgrima, Futebol,Ginástica,Halterofilismo, Handebol, Hipismo, Hóquei, Judô,Nado Sincronizado,Natação, Pólo Aquático, Tênis, Vela, Vôlei.
 AS MASCOTES
As mascotes escolhidas para essa olimpíada são Wenlock, a mascote das Olimpíadas, tem origem na cidade de Much Wenlock, porque foi lá que o Barão de Coubertin assistiu a jogos esportivos e teve a ideia de criar as Olimpíadas da era moderna. Já Mandeville, mascote das Paraolimpíadas, é uma referência ao Stoke Mandeville Hospital, onde nasceu o movimento paraolímpico. Elas tem poucas características humanas, e a história contada por seu criador, Michael Morpurgo, é muito parecida com a história de Pinóquio, pois os dois personagens foram criados a partir de pedaços de metal que sobraram da construção do estádio olímpico e ganharam vida de forma mágica depois de serem esculpidos por um avô.

Símbolos Olímpicos
Existem símbolos que caracterizam os jogos olímpicos. Os mais importantes são:
Aros interligados: os cinco aros interligados na bandeira das olimpíadas, que têm as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, representam os cinco continentes e a união entre eles. É interessante notar que o fundo da bandeira é branco, isto porque é a única cor que está presente na bandeira de cada um dos países filiados ao COI. Este símbolo existe desde 1913 e posteriormente, também passou a ser a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional.
Tocha: apareceu pela primeira vez em Berlim (1936), é inspirada no fogo sagrado e purificador dos gregos antigos. Percorre diversos países, sendo conduzida pelos melhores esportistas de seus respectivos países. É mesmo emocionante ver a tocha chegar à pira olímpica no dia da abertura!
Lema olímpico: é simples e inspirado também nos gregos - Citius, Altius, Fortius, ou seja, o mais rápido, o mais alto, o mais forte - reflete a ideia de superação do atleta em busca da conquista da medalha olímpica.
Mascote: são personagens que acabam caracterizando cada edição dos jogos olímpicos. A primeira foi criada em 1968 para os jogos da França. O objetivo das mascotes é criar um vínculo afetivo com o público e são criadas levando em consideração as características da cultura ou à fauna do local onde estão sendo realizados os Jogos.
Hino: foi composto pelo compositor grego, Spirou Samara, com letra do músico, também grego, Cositis Palamas, em 1896. O COI adotou-o como “olímpico” em 1958. Desde então, o hino é executado quando a bandeira olímpica é hasteada em todas as cerimônias de abertura.
Juramento: os atletas tem que fazer um juramento antes das competições iniciarem. A leitura do juramento cabe a um atleta do país anfitrião e tem seguinte conteúdo: "Em nome de todos os competidores, eu prometo participar nestes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra às nossas equipes".
Medalha: todos correm atrás delas, mas só os melhores conseguem! As medalhas olímpicas de premiação (ouro, prata ou bronze) tem medida padronizada, deve ter, no mínimo, 60 mm de diâmetro e 3 mm de espessura. A medalha de ouro, que corresponde ao 1º lugar deve conter, obrigatoriamente, 6 g de ouro puro, no mínimo. Além disso, todos os atletas e oficiais recebem também uma medalha de participação, oferecida pelo comitê organizador local.
Jogos paraolímpicos
São competições específicas para atletas com algum tipo de deficiência, sensorial, física ou mental, com adaptações nas regras, de acordo com as necessidades especiais que os atletas apresentam. Esses jogos ocorrem no mesmo país que cedia as olimpíadas, mas tem início depois do encerramento das Olimpíadas.
Os primeiros jogos paraolímpicos ocorreram em 1960, na cidade de Roma. Esse evento reuniu 400 atletas, de 23 países diferentes, para disputar as competições. Desde então os atletas paraolímpicos vem se profissionalizando e o número de atletas vêm crescendo significativamente.
Brasileiros nas Olimpíadas
O Brasil marcou presença pela primeira vez nos jogos olímpicos em 1920, em Antuérpia, na Bélgica. As modalidades que representaram o Brasil na ocasião foram natação, remo e tiro. Os atletas viajaram de navio, mas sem nenhum luxo: tiveram que dormir no restaurante do navio, mas apenas depois que os clientes saíssem. Mesmo sem descanso e condições apropriadas, a equipe de tiro trouxe três medalhas de ouro prata e bronze nas diferentes categorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário